Categories: Meio Ambiente

Lixo e anzóis ameaçam tartarugas marinhas no ES

A espécie cabeçuda é uma das que tem animais na reabilitação. Foto: Tamar/Divulgação

Não só as redes de pesca representam perigo às tartarugas marinhas no mar capixaba. Lixo e anzol engolidos pelos bichos também são ameaça. Tanto que esta última situação foi encontrada na maior parte dos animais debilitados resgatados pelo projeto Monitoramento de Praias.

O projeto é tocado pela Petrobrás, que cumpre exigência do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Neste momento, 09 das tartarugas resgatadas estão sendo reabilitadas no  Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que funciona na sede do Iema em Jardim América, Cariacica.

Segundo a assessoria de imprensa do Iema os animais são devolvidos ao oceano assim que ficarem reabilitados, o que pode demorar de seis meses a um ano. Há duas espécies no local: a tartaruga verde e a cabeçuda.

Antes de voltar ao mar, os répteis são anilhados.  O Centro de Reabilitação é de responsabilidade do Ipram, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Iema. Caso sejam encontrados animais encalhados no litoral capixaba, entre em contato com o Ipram no telefone 99865-6945 (plantão) ou com o Projeto de Monitoramento de Praias, pelo telefone 0800-039-5005.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás