[secondary_title]

Livro que conta a história da Serra e seus protagonistas será lançado em 21 de fevereiro

- PUBLICIDADE-
Livro inédito conta em narrativa contínua a história de formação da Serra. Crédito: divulgação.

É oficial! O lançamento do livro “Serra: a história de uma cidade”, de autoria do jornalista Yuri Scardini, diretor-geral do Jornal Tempo Novo, acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 19h, no auditório do Hotel Serra Grande em Laranjeiras. O evento é aberto ao público e os exemplares começarão a ser vendidos no dia. A obra se destaca por contar com mais de 600 fontes referenciais e uma ampla bibliografia, enfatizando a busca, identificação e reprodução de fontes primárias.

O processo de concepção do livro levou cinco anos, sendo que no último ano, o autor dedicou-se exclusivamente ao projeto. A Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) patrocinou parte da produção e confecção, o que possibilitou que o livro fosse lançado no mercado a preços inferiores aos convencionais.

A obra apresenta uma narrativa contínua que percorre a história desde os primeiros momentos da colonização no século XVI até os dias atuais. Este trabalho literário traz novas informações e construções históricas que nunca foram publicadas antes, além de propor uma releitura de diversas informações e análises já conhecidas, enriquecendo-as com novos dados ou oferecendo novas perspectivas de interpretação.

A publicação inclui um texto introdutório do governador Renato Casagrande, e um prefácio do desembargador Pedro Valls Feu Rosa. Embora o livro se concentre em fornecer uma abordagem histórica da cidade da Serra, ele também é um produto de celebração dos 40 anos do Jornal Tempo Novo, comemorados na virada de 2023 para 2024.

De acordo com Yuri Scardini, autor do livro, os projetos mais robustos sobre a história da Serra datam dos anos 1990 e com o avanço do acesso a informações, especialmente as fontes primárias, foi possível produzir um material que se diferencia dos demais.

“Esse foi, aliás, um dos focos do livro: a busca por informações primárias, que compõem a base de quase 80% do seu conteúdo. Outro aspecto importante é a narrativa contínua do livro, onde tudo o que é narrado se conecta e se entrelaça. Buscamos mais do que apenas inserir informações; também prestamos uma análise crítica dos processos que resultaram na Serra que conhecemos hoje. Além disso, com muito respeito a todos aqueles que produziram conhecimento sobre a Serra, oferecemos também uma releitura de várias passagens históricas, já institucionalizadas, inclusive.

Segundo informou o autor trata-se de um projeto de caráter revisionista, e por isso sugere outras perspectivas em diversos momentos, todos devidamente sustentados em fontes. O livro conta com 6 partes, subdivididas em 23 capítulos. “Questionamos os principais marcos convencionais de fundação da Serra e para isso percorremos um longo caminho para sustentar diversos pontos, talvez considerados polêmicos, pois se distancia do que já foi publicado”, disse Scardini.

Além de processos históricos, o livro aborda também a trajetória de pessoas importantes na história da Serra, já que incorpora as histórias individuais das pessoas que foram fundamentais na condução da Serra ao longo do tempo. “Entendemos que não é possível dissociar os eventos históricos das figuras que os protagonizaram. Inicialmente, o livro chegou a quase 600 páginas. No entanto, buscando uma leitura mais didática e acessível, decidimos reformular o livro, reduzindo-o para 241 páginas. Apesar dessa redução, ainda mantivemos uma parte significativa das histórias pessoais daqueles que desempenharam papéis importantes na formação da Serra. O livro é estruturado com um início, meio e fim claros, e apresenta diversos momentos de ‘clímax’, especialmente nos pontos mais relevantes das partes da história. É nesses momentos que as vidas e histórias dessas pessoas ganham destaque dentro do contexto histórico” completou.

Yuri Scardini ainda destacou que o livro não “buscou romantizar a história” e sim abordar uma variedade de temas e personagens que moldaram a Serra, como os indígenas, portugueses, jesuítas, a influência dos colonos de Vitória, as pessoas escravizadas, latifundiários, coronéis, famílias políticas, industriais, além dos vários governos e movimentos migratórios, entre outros.

“Optamos por uma representação sem retratar figuras como heróis ou vilões, pois acreditamos que fornecer uma crítica equilibrada e bem fundamentada dos acontecimentos históricos é mais importante, por isso, não há romantização. Como exemplo, posso citar as análises baseadas em documentos, correspondências e atos oficiais sobre a atuação dos jesuítas na Serra. Essa parte destoa muito do que já foi publicado na Serra”, finalizou.

Onde e como comprar?

A partir de 22 de fevereiro, os livros estarão disponíveis para venda a um preço de R$ 49,90. O pagamento pode ser feito via PIX ou em dinheiro. Para realizar a compra, entre em contato pelo WhatsApp no número (27) 99887-3764. Os interessados podem retirar o exemplar na sede do Jornal Tempo Novo ou optar pela entrega em domicílio, em data agendada. Moradores da Serra estão isentos da taxa de entrega, enquanto para outras cidades serão aplicados valores correspondentes. Alternativamente, o livro estará disponível no site da Amazon, com o link a ser disponibilizado em breve.

Marque na agenda:

O evento ocorrerá no dia 21 de fevereiro, às 19h, no auditório do Hotel Serra Grande em Laranjeiras. Um coquetel de lançamento será oferecido aos participantes. O evento é aberto ao público e incluirá uma exposição do acervo do Jornal Tempo Novo, apresentando exemplares datados de 1984 em diante.

...

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem uma ótima oportunidade para...

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado entre os dias 23...

“Vila Velha é a bola da vez”, afirma novo presidente da Assevila

A posse da nova presidência e diretoria da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) reuniu lideranças políticas e empresariais e gestores públicos e...

Policial baleado na cabeça em bairro da Serra acorda do coma

O policial militar Saimen Rodrigues, que foi baleado na cabeça em Cidade Pomar, na Serra, despertou do coma. A informação foi compartilhada pela família...

Pop rock nacional e internacional animam sexta e sábado de cervejaria em Bicanga

Que tal aproveitar 500ml de cerveja pagando apenas por 300ml a noite toda? Isso é possível na Cervejaria Incrível, localizada em Bicanga, onde você...

“Jogo do Tigrinho”: casal de influenciadores é preso dentro de condomínio de luxo na Serra

Um casal de influenciadores de Minas Gerais, suspeito de movimentar cerca de R$ 20 milhões de maneira irregular – quantia possivelmente ligada a jogos...

Serra isenta mulheres vítimas de violência de taxas de concursos e processos seletivos

A Prefeitura da Serra vai isentar mulheres vítimas de violência das taxas de inscrição para concursos públicos ou processos seletivos realizados no município. Implantada a...

Conheça o pré-candidato a prefeito escolhido por Vidigal, Weverson Meireles

No dia 16 de março, o prefeito Sergio Vidigal (PDT) anunciou que não pretende disputar a reeleição à Prefeitura da Serra. No entanto, lançou...