Divirta-se na Serra

Livro de serrano mostra fatos, memórias, pessoas e lugares da Serra de antigamente

Alomar começou a escrever suas memórias de forma manuscrita há vários anos. Criou, a seu modo, um verdadeiro passeio que vai da Serra de sua infância aos dias atuais. Foto: Divulgação

Como era a Serra nas primeiras décadas do século XX? E a Serra Sede, o berço, a origem, daquele que se tornaria o mais populoso e estratégico município do ES?

Como viviam seus moradores, antes do vertiginoso desenvolvimento que fez da Serra um gigante do comércio e da indústria?

Como era, quais os hábitos, daquele povo secular, simples e nobre, que viu surgir dentro e em torno de sua bucólica “vila”, verdadeiros mananciais de gente, numa espetacular explosão demográfica que mudaria, em pouquíssimo tempo, o seu destino?

Estes são quadros históricos, são perguntas, que devem, ou que deveriam ser feitas, por toda uma geração, que nasceu, se aconchegou ou se desenvolveu, nessa complexa e bela cidade, a partir do final da década de 1960.

O livro “Minha Serra era Assim”, de Alomar Cassiano Borges, serrano nato, responde muitas dessas perguntas.

Alomar, nascido em 1936, há vários anos começou a escrever suas memórias de forma manuscrita. Criou, a seu modo, um verdadeiro passeio que vai da Serra de sua infância aos dias atuais.

Suas memórias são um verdadeiro roteiro de pistas históricas, e principalmente, um retrato, do modo de vida dos serranos natos, um povo de genuíno matiz capixaba, assentado ao sopé do majestoso Mestre Álvaro, desde o ano 1556.

Alomar, nas artes, é conhecido como cantor e compositor de serestas e sambas canção, atuante desde a década de 1950. E conta que escreveu seu livro por um sentimento de missão: queria ele narrar a sua interessante história de vida para seus descendentes, e, ao mesmo tempo, levar aos serranos de hoje o conhecimento de como era a alma povo e os tons do lugar de onde a Serra nasceu.

É por isso que os serranos e capixabas amantes da literatura de memórias e das biografias, não podem deixar de ler o livro “Minha Serra era Assim” de Alomar Cassiano. Um verdadeiro passeio, que nos faz conhecer e reconhecer lugares, fatos e pessoas, que a partir desse relato, passam a encontrar o seu lugar no tempo e no espaço da eternidade serrana.

Uma grande batalha vencida

O livro de Alomar Cassino está sendo lançado nesta terça-feira (19), dia em que o Brasil registra 439 mil vítimas da pandemia do Covid-19!…

É importante registrar que Alomar viveu na pele o drama desta terrível pandemia, sendo afetado de forma contundente pelo vírus em março/abril de 2020.

Alomar venceu, com grande dificuldade sim, por força de seus muito bem vividos 85… É, portanto, um “sobrevivente”, na mais pura acepção da palavra!

Em um dos capítulos do livro, o autor dedica comovidos cumprimentos a todos os profissionais da Saúde, que foram (e ainda são), na sua concepção, os verdadeiros heróis desta verdadeira guerra, da qual ainda não se vislumbra o fim.

 Interessados na aquisição do livro, podem ligar diretamente para o autor no número 27-3251-3119, ou escrever para o e-mail cartaserrana1@gmail.com.

Texto: Fábio Luiz Miranda Boa Morte - AZ Letras
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

6 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

8 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

13 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

14 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

15 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

16 horas atrás