Categories: Política

Líderes estudantis da Serra abrem espaço na política

SANGUE NOVO. Ivo Lopes e Tayna Sales (ambos PT), Jiberlandio Sahad (PSB) e Ana Cláudia da Cruz Costa (PSOL).

Por Conceição Nascimento

Eles são jovens serranos e sonham em mudar o mundo. Durante o dia, estudam, trabalham e realizam atividades políticas. É a geração que deve representar o município nas agendas e decisões futuras sobre a Serra e o Estado.

O jovem Jiberlandio Sahad tem 22 anos e é estudante de Direito. Ele é morador de Novo Horizonte; está filiado ao PSB há cinco anos e atua como secretário municipal da Juventude; atuante no movimento estudantil acadêmico, na construção de centros acadêmicos e também auxilia na organização de grêmios estudantis. “Já ouvi diversas vezes que a juventude é o futuro do Brasil, mas este pensamento está ultrapassado, é o hoje e o agora. É preciso construir uma juventude voltada para a transformação do país, cuja política atualmente está um caos”, avaliou.

Ana Cláudia da Cruz Costa, 24 anos, é a presidente do Conselho Municipal da Juventude, do movimento LGBT e está filiada ao PSOL. Ela é recém-formada em Serviço Social e mora em Vila Nova de Colares. “Observo que estamos retrocedendo em algumas questões políticas. Isso porque nossos representantes estão ferindo direitos conquistados. A Serra teve avanços recentemente, mas há muito a ser feito em relação às políticas públicas”, disse.

O petista Ivo Lopes morador de Campinho da Serra II, 20 anos, é estudante de Ciências Sociais; servidor público e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude. “Iniciei a militância partidária aos 16 anos, acompanhando meu pai. Tenho vínculo com o movimento negro e pelas lutas dos direitos humanos, pautas que pretendo defender”, disse Ivo.

Também filiada ao PT, Tayna Sales cresceu num ambiente de militância política. Ela tem 22 anos e é estudante de Direito. Sobre o momento político, avalia que é influência do que vem ocorrendo ao longo dos anos.

“Um dos vilões é a mídia. O Brasil é formado por uma população predominantemente carente. Como jovem, tenho expectativa de mudança e trabalho para isso, mas acho que é um processo demorado. A militância jovem está se mobilizando para realizar reuniões e levar informações para tirar a população do senso comum”, observou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

4 minutos atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

7 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

9 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

10 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

11 horas atrás