Categories: Notícias

Lideranças dizem que saída do Fórum inicia desmanche da Sede

Em setembro lideranças políticas, comunitárias e moradores da Sede fizeram protestos e caminhada contra a possível saída do Fórum. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini

Moradores, lideranças comunitárias e políticas da Serra sede, temem que as movimentações do Tribunal de Justiça no sentido de retirar parte do aparato judiciário que compreende o Fórum Desembargador João Manoel de Carvalho, possa dar início a uma debandada em massa que termine no desmonte econômico da região, a exemplo de Cariacica sede, que foi o centro administrativo da cidade, e com a saída de vários órgãos públicos, a região perdeu importância e sofreu grande desinvestimento.

É o caso de João Falqueto, presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). Ele avalia que ninguém ganha com a saída do Fórum. “É uma âncora para o centro da Serra. Se este órgão sair, outras secretarias, o Ministério Público e um conjunto de atividades correlacionadas, como escritórios de advocacia, podem sair também. A estrutura do comércio desta região depende muito dos órgãos públicos. A saída tende a levar a sede ao esvaziamento. Toda a vizinhança será impactada, direta ou indiretamente”, presume o empresário.

Paulo Sérgio Bertollo, diretor da Associação Comercial da Serra sede, destaca a vocação econômica da região. “É lamentável, um assunto que não deveria ser sequer cogitado. Os três poderes deveriam permanecer na sede do município, e esses boatos nos deixam tristes. Também perdem os donos de imóveis alugados, já que com a saída do Fórum e de outros poderes haveria desvalorização no setor”.

Jean Carlo Cassiano, coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), que atua na interlocução entre as comunidades e suas principais demandas.

“A saída do Fórum representa a morte lenta dos serviços da Serra-sede. Com isso, o Ministério Público pode ir também e outros poderes. Comércio e serviços sobrevivem em função da presença de funcionários e pessoas que circulam no órgão“, disse Cassiano.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

40 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

2 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

3 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

3 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás