Categories: Política

Lideranças comunitárias questionam adiamento da manifestação contra Eco 101

BR 101, na Serra-sede: só neste ano mais de 100 pessoas morreram em acidentes no trecho capixaba da rodovia, que já era para estar com partes duplicadas pela Eco 101. Foto: Bruno Lyra

O cancelamento da manifestação capitaneada pela Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), neste sábado (30), continua intrigando lideranças populares da cidade e promovendo troca de acusações nas redes sociais. Reclamam que não ficou claro o motivo do segundo adiamento da ação, que tinha como alvo a concessionária Eco 101, que administra a BR 101.  Recentemente a Eco anunciou os municípios que receberão obras de melhoria, e a Serra ficou fora dos beneficiados. 

Parceiros do movimento, como Motoclube MC Rota 101 e Pedala Serra, foram informados na última sexta-reira (29) de que não haveria mais a manifestação. “A alegação inicial dos organizadores do evento foi a instabilidade do tempo”, disse José Pedro Soares, da Rota 101. 

Durante a manifestação deste sábado estava prevista a abertura das cancelas da praça de pedágio localizada na Serra.

“Alguém saberia dizer por que a manifestação contra a Eco 101 foi cancelada?”, questionou uma liderança comunitária em uma rede social. 

“Queremos saber o real motivo do cancelamento e quando será feita, de fato, a manifestação”, disse um líder comunitário que preferiu não se identificar. 

Presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Jean Carlo Cassiano informou que foi publicado um comunicado na quinta-feira (21/9), informando sobre o cancelamento, sem data prevista para nova manifestação. “Antes de esclarecer o ocorrido, gostaríamos de informar que humildemente respeitamos e honramos todas as pessoas em nossa volta, portanto, seríamos incapazes de qualquer ato que levasse prejuízos as mesmas”.

Ele acrescentou que em acordo com as solicitações dos lideres comunitários, apoiadores e demais segmentos a organização decidiu “pelo bem estar do público, adiar a manifestação. A organização estará promovendo reivindicações sobre as vidas ceifadas e vai pressionar a concessionária ao cumprimento do contrato, que prevê melhoria na rodovia federal BR-101, o que inclui as aguardadas obras de duplicação. A equipe da organização, em respeito à verdade, se coloca a disposição para sanar quaisquer duvidas em relação ao manifesto. Logo, lançaremos a nova data da realização do manifesto. Contamos assim mais uma vez com a colaboração e compreensão de todos”, concluiu.

Em nota à reportagem, na quinta-feira (28), a assessoria da Eco 101 informou que mesmo não tendo sido oficialmente notificada sobre a possível manifestação, seriam tomadas todas as medidas cabíveis e necessárias, do ponto de vista jurídico, para impedir a ação dos manifestantes, caso o movimento ocorresse de fato.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

19 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

24 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

24 horas atrás