Categories: Política

Lideranças capixabas esperam mais investimentos de Dilma

Por Conceição Nascimento

O atual governador Casagrande e o eleito Hartung consideram que o ES recebe pouco em relação ao que gera para o país. Foto: Bruno Lyra

Após a reeleição de Dilma Rousseff (PT), que derrotou Aécio Neves (PSDB), lideranças políticas do Estado analisaram o resultado das urnas e apontaram as expectativas em relação ao próximo Governo, quando o PT segue para o seu quarto mandato. O Espírito Santo foi um dos estados onde Aécio venceu. Mas na Serra deu Dilma.

O governador eleito Paulo Hartung (PMDB), que pediu votos para Aécio Neves (PSDB), concedeu entrevista coletiva logo após a divulgação dos resultados.  Disse que o Espírito Santo virou um importante provedor de energia, decisivo para o desenvolvimento econômico do Estado, sendo o segundo produtor de petróleo no país e importante produtor de gás.

“Os capixabas esperam que o Estado tenha contrapartida do Governo central proporcional ao que contribui para o desenvolvimento do Brasil. Os capixabas estarão juntos para defender aquilo que é nosso direito e que não é favor de ninguém”, disse o peemedebista.

Já o governador Renato Casagrande (PSB), que no segundo turno também apoiou Aécio, disse que espera da presidenta reeleita capacidade de unir o país.  “Assim como espero que se empenhe, nos próximos quatro anos, em reescrever a longa história de discriminação e desequilíbrio que marca a relação entre o Governo Federal e o Espírito Santo”, aponta.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), falou que acredita em uma melhor relação entre de Dilma e o ES. Ele espera que as verbas federais continuem chegando. “A eleição acabou. A partir de hoje a presidente precisa ser uma estadista e trabalhar pelo desenvolvimento igualitário de todas as regiões e cidades. Nossa esperança é que as coisas melhorem em relação aos repasses de recursos aos municípios capixabas”, destacou Audifax, cujo partido caminhou com Aécio Neves(PSDB) no segundo turno.

 

Dividido

O PMDB ficou dividido nestas eleições, ocupando a vice-presidência na chapa do PT, mas com parte da legenda apoiando Aécio Neves. O deputado federal reeleito Lelo Coimbra (PMDB) é mais um que considera que o governo petista está em débito com o estado. “Devemos ter uma condicionante dos nossos apoios relacionados às responsabilidades que o Governo federal tem e não cumpriu com os capixabas”, lembra.

O deputado disse que era previsível uma eleição apertada e que o grande desafio de Dilma é promover de fato uma mudança. “A rua não quer esse modelo aparelhado de Governo onde denúncias de corrupção não fiquem claras. É preciso menos propaganda e mais obras. Espero que a presidente tenha aprendido o recado das ruas”, alfineta.

 

Petista nega isolamento do ES

A vice-prefeita da Serra, Lourência Riani (PT), comentou que a presidente reeleita já deu o tom do novo Governo, onde promete a reforma política e a tributária, além de abertura para o diálogo com demais partidos e a sociedade.

“No Estado já esperávamos a vitória de Aécio, já que a mídia colocou sobre os ombros da presidente Dilma um isolamento do Espírito Santo, o que não é verdade. Lula ajudou a recuperar a economia do Estado quando antecipou o repasse dos royalties de petróleo na gestão de Paulo Hartung (PMDB), mas este não reconhece”, critica.

A petista avalia que o novo governo seguirá com os compromissos para o social e políticas econômicas para o controle da inflação. “Na Serra, recuperamos nossa tradição de eleger uma petista para a presidência”, emendou.

Para o presidente estadual do PT, João Coser, o resultado apertado é uma divisão real. “Estamos satisfeitos com os resultados nos Estados. Entendemos que isso é natural depois de três governos consecutivos. A disputa foi do PT contra todos os outros, inclusive o PMDB, nosso vice na chapa. É preciso fazer uma reforma política para fortalecer a democracia”, defende.

 

Números

No estado Aécio ficou na frente com 1.064.067 votos (53,85%). Em Dilma votaram 911.906 (46,15%).  Na Serra, Dilma levou a melhor com 117.824 mil votos (55,36%). Já Aécio obteve 94.997 votos (44,64%).

No país Dilma totalizou 54.501.118 votos (51,64%), contra 51.041.155 (48,36%) de seu concorrente Aécio Neves (PSDB).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

11 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás