Meio Ambiente

Líder comunitário denuncia incêndio criminoso em área de mata na Praia da Baleia

Os moradores da Praia da Baleia, na Serra, sofreram com uma forte fumaça advinda de um incêndio numa região de mata, que de acordo com o líder comunitário do bairro, foi criminoso. O fogo começou no final da tarde da quinta-feira (23) e varou a noite. A fumaça era tanta que tomou conta dos condomínios Praças Reserva e Sauípe.

Segundo Bruno Puppim, que é o presidente do bairro, ainda há fagulhas de fogo na região que é de mata fechada e refúgio de animais silvestres. “Um absurdo o que aconteceu nesta quinta-feira (23). Moradores de uma área de invasão do bairro Feu Rosa, criminosamente colocaram fogo na área de reserva ambiental que pertence ao condomínio Praças Reserva”, denuncia o líder.

Puppim ainda disse que moradores que possuem problemas respiratórios sofreram com a fumaça do incêndio. “Ligamos para o Corpo de Bombeiros, mas não deram conta de apagar as chamas dentro da mata. Queimou a noite toda e continua com pequenos focos”.

Bruno ponderou que a região é uma área onde diversos animais silvestres vivem. “O que demonstra a covardia desse tipo de gente que quer lucrar com a destruição do meio ambiente. Tomaremos todas as providências junto as autoridades da prefeitura e poder judiciário para que esse crime ambiental seja freado”, disse.

Vale lembrar que provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental, assim como atear fogo em terrenos baldios e até mesmo colocar fogo para ‘limpar lixo’.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que as equipes de Fiscalização Ambiental e Posturas da Serra já estão no local avaliando a situação.

Durante a ação conjunta das equipes de Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros a ocupação irregular foi impedida, nesta sexta-feira (24), na mesma área onde foi colocado fogo na área de preservação ambiental no bairro Feu Rosa na Serra.

Após receber denúncias de incêndio criminoso no local, as equipes realizaram vistoria e constataram que o terreno estava sendo preparado para uma invasão. Restos de árvores e arbustos foram retirados. Os responsáveis pelo crime se evadiram do lugar, não permitindo assim a autuação.

Contudo, durante a fiscalização houve o flagrante de um caminhão que pretendia descartar entulho na área de preservação ambiental. A ação foi impedida e o responsável autuado.

Ontem, quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo foi acionado para combater uma ocorrência de incêndio no bairro Praia da Baleia, localizado no município de Serra.

Já o Corpo de Bombeiros disse que uma guarnição deslocou-se até o local e, ao chegar, foi constatada a presença de focos de incêndio em vegetação não nativa na área. Os bombeiros entraram em ação, e puderam controlar e cessar as chamas em aproximadamente 30 minutos. Após as chamas cessarem, percorreram por todo o perímetro atingido para confirmar se não havia risco de reignição.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás