Categories: Amar é o Bicho

Lei quer fim da rinha de animais no Espírito Santo

Foi aprovado nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa, em Vitória, um projeto de lei que visa a proibição de realização de rinha de cães e outras espécies de animais no Espírito Santo. A matéria segue agora  para sanção do governador Paulo Hartung (PMDB).

O projeto é de autoria da deputada estadual Janete de Sá (PMN). “Esse projeto surgiu de uma denúncia, que recebemos na CPI dos Maus-Tratos aos Animais, que dava conta de que um cachorro, da raça bull terrier, ficava em uma casa na Mata da Praia, sem água e comida. O animal era retirado quinzenalmente do imóvel e quando retornava estava machucado  e agressivo. Ainda de acordo com a denúncia a suspeita era de que o animal era levado para rinhas clandestinas. Na época dos fatos, tentamos identificar o proprietário do cão para intimá-lo à prestar depoimento mas não obtivemos sucesso. Em função disso apresentei o projeto com o objetivo de repelir e punir os infratores que realizem rinha de cães ou qualquer outra espécie animal”, declarou a deputada Janete de Sá, autora do projeto.

A deputada justifica ainda em se projeto que a realização de rinhas é usualmente associada a jogos e apostas proibidas, estando os infratores tentando obter lucro a partir da dor e do sofrimento dos cães e demais espécies que são expostos à crueldade de se atacarem pelo simples prazer e ganância de seus organizadores e expectadores.

O projeto estabelece ainda uma multa de 2.000 VRTE – Valor de Referência do Tesouro Estadual, o que dá quase R$ 6 mil, em valores referentes ao ano de 2016.

No Brasil existe o Decreto nº 50.620, de 18 de Maio de 1961 que proíbe a rinha de galo e de outros animais. Porém, há relatos de que a prática é liberada em alguns estado por forças de liminares da Justiça.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

23 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás