Economia

Lei permite consumidor desistir da compra e ter o dinheiro de volta

A regra vale apenas para compras por internet, telefone, catálogo ou em domicílio. Para compras em lojas físicas, esta lei não se aplica. Foto: Divulgação

Com as promoções da Black Friday, o consumidor corre o risco de fazer compras por impulso e acabar adquirindo algo que não atenda às expectativas. O que pouca gente sabe é que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê a desistência da compra do produto ou do serviço dentro do prazo máximo de sete dias a partir do recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato.

Mas atenção, a regra vale apenas para compras por internet, telefone, catálogo ou em domicílio. Para compras em lojas físicas, esta lei não se aplica.

De acordo com o artigo 49 do CDC, todos os valores envolvidos na negociação, incluindo os relativos ao envio, devem ser ressarcidos ao consumidor. Para a devolução, é importante manter a nota fiscal do produto e assegurar que ele não seja utilizado.

Apesar da legislação permitir a desistência da compra, o Procon Serra orienta que os consumidores não se esqueçam de exigir a nota fiscal e fiquem atentos a veracidade das promoções.

Atendimento

O  Procon Serra funciona das 8 às 17 horas e está situado no Pró-cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, com atendimento realizado por meio de agendamento pela internet. Para isso, basta acessar o link http://agendamento.serra.es.gov.br/ e seguir os passos necessários para marcar a data e horário do atendimento.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

35 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

46 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás