Categories: Notícias

Lei do fechamento dos bares é aprovada

A incipiente vida noturna da Serra pode ser afetada com a medida. Foto: divulgação/Bar Abertura

Por Clarice Poltronieri

Falta só a sanção do prefeito Audifax Barcelos (PSB) para que a lei que determina o fechamento dos bares e casas noturnas da Serra  após 01h da manhã entre em vigor. A Câmara aprovou a matéria nesta segunda(01). A autoria da lei é do próprio executivo.

Segundo a assessoria de Audifax, o projeto ainda não foi enviado pela Câmara ao gabinete do prefeito, mas isso deve acontecer nos próximos dias.  Após isso só os estabelecimentos que instalarem câmera de videomonitoramento, isolamento acústico e contratarem seguranças particulares poderão funcionar depois do horário estabelecido.

Para empresários do setor a medida pode afastar novos empreendimentos e prejudicar os que já existem. Além disso não concordam com o argumento da prefeitura de que a medida vai melhorar a segurança pública. É o caso de Márcio Brasil, dono do Bar Brasil em Morada de Laranjeiras.

“É muito mais fácil o poder público proibir a saída das pessoas do que oferecer segurança. A fiscalização nunca atende os lugares onde há ocorrências, mas só vem aos locais onde famílias se encontram pacificamente para mostrar serviço”, critica.

Márcio já sofreu  outro duro golpe quando a prefeitura embargou a música ao vivo no seu estabelecimento após reclamações de vizinhos.  “Deixei de gerar sete empregos entre garçons e cozinheiros, além dos 30 músicos que se apresentavam regularmente na casa e ficaram sem o espaço”, lamenta.

No entanto ele diz que pretende se adequar à nova realidade. “Estou investindo muito para isso. Mas acho um retrocesso, uma decisão ditatorial”, conclui.

Caro

A gerente da Singo’s Bar Club, em Jardim Limoeiro, Rita Sfalsin disse que a casa já atende as especificações da lei mas acha a medida absurda. “Já gastamos muito. Temos isolamento acústico e gasto cerca de R$1,2 mil por noite com segurança particular para evitar carros de som e bagunça em frente à casa, pois a polícia não fiscaliza. Fora a burocracia para conseguir qualquer licença. O problema deles é com quem trabalha de forma ilegal e nós que pagamos impostos acabamos pagando caro”, desabafa.

Ela acrescenta que isso gerará mais desemprego e que isto pode afastar novos empreendimentos de cultura e lazer noturnos na Serra.

Polêmica

Tendo a medida como uma das bandeiras de sua gestão, o secretário de Defesa Social Nylton Rodrigues  afirma que a medida reduzirá a violência. “A segurança das pessoas vem em primeiro lugar. Existe o segmento que está preocupado em garantir lucro e o que quer levar segurança às pessoas.  Eu não acredito que seja problema financeiro, um videomonitoramento hoje é muito barato. Tratamento acústico não é tão difícil assim, talvez o mais caro seja a segurança que o custo é frequente”, argumenta.

Nylton disse ainda que quem não cumprir terá o estabelecimento fechado e pagará multa de R$ 10 mil.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

23 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás