Categories: Notícias

Laranjeiras deve ter estacionamento rotativo em seis meses

Por Conceição Nascimento

O presidente da Associação dos Empresários da Serra, Antônio Geraldo, defende o rotativo em Laranjeiras. Foto: Fabio Barcelos

Uma reunião nesta quarta (19) deve definir os detalhes do estacionamento rotativo na Serra, previsto para entrar em vigor em seis meses. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Silas Maza. “Vamos tentar antecipar o funcionamento do estacionamento, e discutiremos a regulamentação da lei nesta reunião, com representantes da Engenharia e da Operação de Trânsito”, disse Maza.

Segundo Maza o rotativo vai começar por Laranjeiras e deverá se estender a outros bairros e regiões com maior fluxo comercial como Serra-Sede e Jardim Limoeiro, Jacaraípe.

O secretário frisou ainda que embora o projeto aponte a possibilidade do serviço ser oferecido pelo município, o modelo deverá ser o da concessão à iniciativa privada, que pode ter duração de dez anos.

As ruas e avenidas que receberão o rotativo ficarão dividas em duas zonas, segundo o projeto: “Azul” e “Branca”.  Na primeira o motorista parou o veículo e a cobrança já começa. Na Branca, que deve ficar em frente a hospitais, prontos-socorros, farmácias, correios e outros determinados pelo Poder Executivo, haverá tolerância de 15 minutos e o motorista terá que acionar o pisca-alerta.

O gerenciamento e a fiscalização do serviço ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Defesa Social (Sedes).

 

Aprovado

O projeto de lei que cria o estacionamento rotativo na Serra foi aprovado na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (17). A matéria recebeu 20 emendas que acabaram rejeitadas durante a votação.

“Votei contra porque na minha concepção o cidadão deveria ter meia hora pela manhã e mais meia hora à tarde de gratuidade, mas a emenda que apresentei não foi acatada pelos vereadores. Defendia que o serviço fosse totalmente gratuito”, frisou o vereador oposicionista Gideão Svensson (PR).

Já o vereador governista Marcos Tongo (SD) foi favorável à matéria. “Entendo que o estacionamento vai atender a uma solicitação dos lojistas, especialmente de Laranjeiras. Os municípios da Grande Vitória já utilizam o modelo”, disse.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

10 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

12 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

12 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

12 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

15 horas atrás