Categories: Economia

Lama da Samarco prejudica comércio e indústria de Colatina

Colatina é a maior cidade do noroeste do ES, com 122 mil habitantes. Foto: Divulgação/Prefeitura de Colatina

Ayanne Karoline

Junto com a lama de minério que devastou o rio Doce, vinda da barragem da Samarco (Vale + BHP Billliton) rompida há 16 dias em Mariana – MG, chegou também ao município capixaba de Colatina o prejuízo para comerciantes e donos de indústrias. Há quem já sofra com o corte no abastecimento de água, que aconteceu na noite da última quarta – feira (18) e prevê baixas nas receitas.

Proprietário do restaurante “Casa dos Lanches”, o morador de Colatina Wilson Gon disse que o movimento do estabelecimento já caiu em 60% após o corte no abastecimento. Ele afirma que as pessoas estão assustadas com o atual cenário. “

Outro problema que estou encontrando é a logística para buscar água nos pontos determinados pela Prefeitura. É longe e, no final, não está sendo suficiente para manter o negócio funcionado normalmente. O prejuízo será grande no fim do mês”, disse.

Já a GB Lavanderia, especializada em lavagem de jeans, não mensurou o prejuízo, mas já admite baixas na produção. “Estamos buscando alternativas para abastecimento porque dependemos totalmente da água. Esse problema só veio a piorar uma situação que já estava agravada com a crise”, ressaltou o engenheiro industrial responsável pela empresa, Gilberto de Oliveira.

O vice-presidente da Associação de Empresários de Colatina e Região (Assedic), Adauto Lemos, destaca que a situação é muito grave, mas ainda não é possível mensurar a extensão. “Não haverá fechamento de empresas ou demissões, à princípio. Mas já podemos falar certamente em comprometimento temporário de receitas”, afirmou.

Segundo Lemos, o setor de comércio de Colatina deve sofrer, principalmente os ramos que dependem totalmente de água para higiene e serviços, como as lavanderias e estabelecimentos de alimentação. “A orientação é cautela e conscientização neste momento. É preciso trabalhar preventivamente para evitar baixas ainda maiores”, ressaltou.

Outro setor que deve sofrer um baque é a indústria de confecções, que tem importante polo na cidade e depende de muita água para produzir.

O rio Doce era a única fonte de abastecimento de Colatina. A Samarco, junto com o Governo do ES, abriu poços artesianos e espalhou caixas d’água por diversos bairros da cidade, mesmo assim mais de 70% do fornecimento de água estava comprometido nesta sexta (20).

A empresa também começou a distribuir água mineral na cidade, mas nas primeiras ações foram registrados tumultos entre a população na última quinta (19). A expectativa é que nesta sexta (20) a distribuição tivesse o apoio do Exército, que está na cidade.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

8 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

11 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

16 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás