Categories: Economia

Lagoa Juara vai ganhar restaurante flutuante

Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado

A Serra deve ser o primeiro município capixaba a ter um restaurante flutuante. É que um dos sócios do empreendimento, o empresário Anderson de Matos Barbosa, confirmou o projeto previsto para ser instalado na lagoa Juara, em frente à Praça da Tilápia em Jacaraípe, onde existe a sede da Associação de Pescadores e outros restaurantes.

A notícia já havia sido dada com exclusividade por Tempo Novo em 2015 na entrevista do presidente do Bandes, Luiz Paulo Velloso Lucas, que revelou que a instituição estava avaliando concessão de crédito para o projeto.

A previsão de Anderson é que o restaurante seja instalado até setembro. “Estamos esperando a liberação da Marinha, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O restaurante será em formato de barco. Vamos investir algo em torno de R$ 250 a 300 mil e gerar cerca de 20 empregos diretos”, acrescenta.

Segundo o empresário, a casa será dedicada aos frutos do mar e à tilápia, que é produzida em tanques rede na Juara Associação de Pescadores da lagoa. “Espero que esse novo projeto possa incrementar o turismo na região, que já virou referência com a produção de tilápia e com os restaurantes instalados ali. A ideia é fazer parceria com o poder público para criarmos um circuito turístico e gastronômico dedicado à tilápia. Quem sabe o local não vire a llha das Caieiras da Serra”, aposta Anderson.

Do escritório Espaço Projetado, a arquiteta Rayssa Lomar Mendanha é a responsável pelo lay out do restaurante, que terá formato de barco. “Serão 219 m2 com salão de refeição, bar, banheiro e cozinha. Na parte externa haverá cobertura, mas com as laterais abertas para que o público possa apreciar a paisagem. A ideia é de integração com a lagoa”, explica.

Segundo Rayssa todo óleo utilizado será recolhido e o esgoto armazenado para ser destinado à rede da região. Por isso não haverá qualquer lançamento de resíduo na Juara. O projeto prevê ainda captação de água da chuva e instalação de placas fotovoltaicas no teto para uso de energia do Sol.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás