Divirta-se na Serra

Konshaça, tradicional banda de congo da Serra, será imortalizada em documentário

A Konshaça é a banda que mais participou de festejos tradicionais da Serra e foi fundada em 1980. Foto: Vitor Bianco

A tradicional banda de congo da Serra Konshaça será imortalizada por meio de um documentário que será lançado na próxima quinta-feira (21).

Intitulado ‘Konshaça a Irreverência do Congo’ tem a chancela da cineasta serrana Suzi Nunes e do cinegrafista Benevides Correia e será apresentado em evento na Associação das Bandas de Congo da Serra, na rua Benedicta do Nascimento, nº 21, no bairro São Domingos, região da Serra Sede.

O documentário vai conter depoimentos e imagens de arquivo sobre a Konshaça. “Esta é a banda que mais participação tem nos festejos serranos. Esta é também uma forma de homenagear e perpetuar a história do grande mestre Professor José Carlos Miranda, um representante da história e tradição do município da Serra”, relata Suzi Nunes, responsável pela direção e roteiro.

A Konshaça foi fundada em 1980 e é uma das mais tradicionais bandas de congo do município da Serra´. A sua história é um riquíssimo depoimento de como o amor e as tradições conseguem se perpetuar por gerações.

A banda começou com um grupo de amigos que se encontrava em um bar no Centro da Serra para o abastecimento etílico que antecede a saída do cortejo nos dias dos festejos a São Benedito nos tradicionais festejos de final de ano da Serra. “Através dos depoimentos dos fundadores vamos conhecer a história e as estórias desta que é a mais irreverente banda de congo do município, e os recortes da manifestação mais tradicional do Espírito Santo”, adiantou Suzi.

A cineasta disse ainda que falar em cultura não é tão complicado. “Envolve quase tudo que nos rodeia, mas fazer acontecer, praticá-la, envolver as pessoas e conseguir manter a cultura viva, não é tão fácil assim”, conta.

De acordo com Suzi, o objetivo de escolher retratar a Konshaça se justifica basicamente pelo fato de ser preciso incentivar e prestigiar aqueles que desenvolvem a arte no município. “Divulgar, fazer com que todos tenham acesso ao fazer popular de um grupo que tem um estilo totalmente informal com sua bandeira fincada na sede da Serra”.

O documentário foi realizado com subsídios financeiros recebidos da lei de emergência cultural – Lei Aldir Blanc.

Confira algumas fotos da Konshaça – Fotógrafo: Vitor Bianco

A
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

23 horas atrás