Política

Justiça libera acesso de Muribeca a UPA’s e unidades de saúde da Serra

Segundo a decisão judicial, não é permitido impedir a entrada de Muribeca nas unidades para fiscalizar o atendimento público, porém há restrições de acesso a salas e consultórios. Crédito: Divulgação

A Justiça concedeu ao deputado estadual Pablo Muribeca o direito de acessar UPAs e outras unidades de saúde na Serra. Conhecido por suas visitas surpresas, especialmente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra, Muribeca obteve uma vitória judicial na última quarta-feira (14). A decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) autoriza o parlamentar a fiscalizar o atendimento público nas unidades de saúde, porém com restrições.

Segundo a decisão judicial, não é permitido impedir a entrada de Pablo nas unidades. Contudo, ele terá acesso apenas aos ambientes nos quais o controle de circulação é típico dos ambientes de saúde, especialmente por questões de sanidade e privacidade.

É importante destacar que, conforme a decisão, o deputado está proibido de entrar em áreas como salas e consultórios que exijam autorização prévia dos servidores que atuam nesses locais.

+ Estado abre novo processo seletivo de nível médio com salário de R$ 1.800

Caso o deputado deseje abordar pacientes e funcionários para fazer perguntas ou para fins de registro em mídias de áudio ou vídeo, é necessário obter a autorização da pessoa abordada, e não do diretor da unidade de saúde.

A decisão do TJES ocorre após a Prefeitura da Serra apresentar uma medida cautelar contra o deputado, que foi aceita pela Justiça estadual. No processo, a administração municipal acusou Pablo Muribeca de abusar de seu cargo ao entrar indevidamente em unidades de saúde do município, incluindo áreas restritas, como consultórios médicos, destinadas exclusivamente ao pessoal autorizado.

A administração argumentou que a conduta do parlamentar desrespeitou os funcionários públicos, incitou o público contra as equipes médicas, causando tumulto, atrasos e até a interrupção de serviços de urgência e emergência.

Nas redes sociais, Muribeca celebrou a decisão. “Vitória do povo mais uma vez! A justiça autorizou minhas ações de fiscalização nas Unidades de Saúde no município da Serra. O prefeito Vidigal tenta de todas as formas nos silenciar, mas a justiça divina nunca falha”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Doadores de sangue da Serra estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos

Está em vigor na Serra a Lei 5.985/2024, que isenta da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e processos…

6 horas atrás

Semana da Saúde com testes rápidos e aulão de funcional e alongamento em shopping da Serra

Quem passar pelo Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, vai poder participar da programação em comemoração à Semana…

12 horas atrás

Cesan faz doação e envia 30 mil copos d’água para o Rio Grande do Sul

No início da noite desta segunda-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) enviou…

12 horas atrás

Rio Grande do Sul tem mais moradores fora de casa do que a população inteira da Serra

O número de moradores fora de casa devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o fim…

13 horas atrás

Brasil faz melhor participação na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica com atleta da Serra

Com as capixabas Déborah Medrado e Sofia Madeira na equipe, a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica alcançou sua…

14 horas atrás

Reggae a Vila agita Manguinhos no domingo com show de sete atrações

Neste domingo (19), vai rolar o evento "Reggae a Vila – Encontro de Gerações" a partir das 14 horas, em…

15 horas atrás