Categories: Política

Justiça determina retorno de quatro servidores à Secretaria de Saúde

Com a liminar serão oito servidores beneficiados, já que outros quatro foram reintegrados recentemente. Ação será julgada em dezembro

Wellington Nanall (à esquerda) e os agentes de saúde e endemias da Serra. Foto: Reporudução/arquivo pessoal

A Justiça do Trabalho expediu mais uma liminar favorável aos agentes comunitários de saúde e agentes de comunitários de combate às endemias demitidos pela Prefeitura da Serra.

Conforme decisão da juíza Fátima Gomes Ferreira, titular da 5° Vara da Justiça do Trabalho, a Prefeitura da Serra deve reintegrar aos seus quadros 04 agentes de saúde e de endemias da cidade. A magistrada justificou que a Prefeitura não comprovou a legalidade na dispensa, nos termos das leis federal e estadual. 

A decisão beneficia os servidores Luciana Viana Costa, Farney Gama Banhos,Wesley Oliveira Pinto e Vagton Luiz Rangel. As ações foram movidas de forma individual. 

No dia 16 de agosto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura da Serra demitiu 50 agentes de endemias. A ação foi precedida por uma série de exames médicos aos quais os agentes foram submetidos, sem justificativa da Sesa.
Após as demissões, alguns profissionais procuraram o Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacse-ES), conforme o presidente, Welington Nanall. 

“Oferecemos assistência jurídica e foi interposta a ação de n.° 0001349-34.2017.5.17.0005. Os agentes foram representados pelo advogado Marco Aurélio R. Goubett. O SINDACSE está vigilante aos abusos cometidos pelo gestores municipais da Secretaria Municipal de Saúde”, disse Nanall.

Ele acrescentou que oito agentes já ganharam na Justiça o direito a voltar aos postos de trabalho.  “O julgamento final será na primeira quinzena de dezembro. De 50 já foram reintegrados quatro, agora mais quatro. Estamos entrando com ações individuais e, além da reintegração, estamos pedindo indenização para os agentes demitidos”, apontou o sindicalista. 

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra foi procurada, mas até o momento não se posicionou sobre o retorno dos agentes. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

3 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

4 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

5 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

6 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

6 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

7 horas atrás