Categories: Notícias

Justiça considera ilegal greve dos professores, diz procurador

Professores da Serra em assembleia: categoria não concorda com índice nem parcelamento de reajuste. Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

A Justiça capixaba decretou ilegal a greve dos professores da rede municipal de educação da Serra. A decisão do Tribunal de Justiça foi expedida no início da noite e atendeu uma solicitação da Prefeitura da Serra.

As informações são do procurador do município, Vítor Silvares. Segundo o procurador, a ação foi protocolada na tarde desta terça (16). Ele listou os argumentos do pedido de ilegalidade.

“Não houve o encaminhamento da ata assembleia com o quórum necessário para deliberar a greve. Também não foram esgotadas todas as possibilidades de negociação, simplesmente o município foi surpreendido com a operação tartaruga. Por fim destacamos a essencialidade do serviço e a dificuldade em que o país se encontra. Somos uma das únicas prefeituras a oferecer reajuste de 9% neste contexto negativo”, argumenta Silvares.

O procurador disse ainda que ilegalidade entrará em vigor 24h depois que o sindicato dos professores for comunicado oficialmente. A reportagem tentou o contato com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça por volta das 21h, mas ninguém atendeu o telefone.

Sindicato

Diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Espírito Santo (Sindiupes), Josandra Rupf, disse que até às 19h e 30 a entidade ainda não havia recebido comunicado oficial da decisão. “Entendemos que a justiça nunca fica ao lado do trabalhador. Quando chegar a determinação, encaminharemos ao setor jurídico para vermos como proceder”, observa.

Nesta terça (16) os professores iniciaram uma operação tartaruga, com turno de aula reduzido. Pela manhã os alunos as aulas acontecem das 9h e 30 às 11h e 30. Á tarde das 15h às 17h e 30. À noite das 18h às 20h e 30.

A categoria reivindica reajuste de 11,18%. Já a prefeitura oferece 9% a ser pago em três parcelas: 2% em junho, 3% em outubro e 4% em abril de 2016.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

14 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

15 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

16 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

16 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

16 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

17 horas atrás