Polícia

Juízes da Serra são afastados sob suspeita de venda de sentenças para favorecer empresário

Fórum da Serra, da qual o diretor, Alexandre Farina, está proibido de se aproximar. Foto: arquivo TN

Na última quinta-feira (15), desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinaram o afastamento de dois juízes que atuam no Fórum da Serra. São eles: Alexandre Farina e Carlos Alexandre Gutmann. Além disso, os magistrados estão proibidos de se aproximar a 500 metros do Fórum. Eles são suspeitos de corrupção e venda de sentenças para beneficiar um empresário.

O ato de afastamento em desfavor dos juízes veio após um pedido da Procuradoria-Geral de Justiça, que apontou a necessidade dessa medida como forma de impedir possíveis tentativas de atrapalhar o processo, que corre no âmbito criminal.

O processo está em segredo de Justiça, por isso o nome dos demais acusados não pode ser revelado; a suposta sentença judicial comercializada foi deferida em março de 2017 para favorecer um empresário em questões imobiliárias milionárias na Serra.

O caso passou a ser investigado pela Polícia em decorrência da prisão do ex-policial civil, Hilário Frasson, que é o principal suspeito pela encomenda de assassinato da médica Milena Gottardi.

Como os casos se conectam?

O assassinato da médica ocorreu em setembro de 2017, mesmo ano pelo qual a suposta sentença judicial teria sido vendida. Durante a investigação do caso, promotores de Justiça também teriam identificado suspeita de que Hilário supostamente teria atuado como intermediador entre juízes da Serra e o um empresário para ser deferia uma sentença encomendada. A partir daí as investigações teriam sido iniciadas.

A relatora do caso no Tribunal de Justiça, a desembargadora Elisabeth Lordes registrou que os promotores identificaram a relação entre Hilário e Farina durante as investigações no caso do assassinato de Milena Gottardi, quando um dos investigados apontou que o ex-policial civil teria pedido que o crime ocorresse na Serra, “pois havia um juiz amigo dele e ficava mais fácil de resolver as coisas”.

Com o decorrer das investigações o nome de Farina surgiu como sendo o tal juiz da qual Hilário se referia. O magistrado então passou a ser monitorado, e surgiram indícios da interferência de Farina em processos envolvendo o empresário.

A suspeita que paira no processo é que Farina intercedeu junto ao colega, o juíz Carlos Alexandre Gutmann para que fossem dadas sentenças judiciais indevidas em torno de terrenos milionários que favoreciam o empresário, em troca de vantagens pecuniárias para ambos os juízes.

Há cerca de três semanas houve um ação de busca e apreensão em endereços dos investigados, que além dos juízes e do empresário, há também um advogado e mais outras duas pessoas, que não terão os nomes revelados.

Entretanto, a ação foi frustrada devido a um vazamento de informação. O caso foi parar nas esferas superiores da Justiça. Com isso, o afastamento do cargo de juiz foi pedido para impedir que Farina e Gutmann utilizassem da função para atrapalhar a coleta de provas. Vale ressaltar, que Farina é o diretor do Fórum, ou seja, o juiz responsável pela gestão administrativa da instituição na Serra.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

5 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

32 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

44 minutos atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

1 hora atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

2 horas atrás