Política

Juíza assume direção do Fórum da Serra após colega ser afastado por suspeita de corrupção

 

As audiência serão realizadas no Fórum da Serra. Foto: Divulgação

A juíza Telmelita Guimarães assumiu a Direção do Fórum da Serra, após o afastamento do colega, Alexandre Farina, acusado de participação em um esquema de venda de sentenças. A juíza também substitui Farina nas análises dos processos em tramitação na Casa.

Já o juiz Airton Soares de Oliveira substitui o colega Alexandre Gutmann, que também foi afastado sob as mesmas acusações.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo não deu mais detalhes sobre o andamento do processo e possíveis desdobramentos.

Entenda:

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinaram o afastamento de dois juízes que atuam no Fórum da Serra: Alexandre Farina e Carlos Alexandre Gutmann. Os magistrados estão proibidos de se aproximar a 500 metros do Fórum. Eles são suspeitos de corrupção e venda de sentenças para beneficiar um empresário.

O afastamento dos juízes veio após um pedido da Procuradoria-Geral de Justiça, que apontou a necessidade dessa medida como forma de impedir possíveis tentativas de atrapalhar o processo, que corre no âmbito criminal. Em função disso, os nomes dos demais acusados não pode ser revelado.

A suposta sentença judicial comercializada foi deferida em março de 2017 para favorecer um empresário em questões imobiliárias milionárias na Serra.

Há cerca de três semanas houve um ação de busca e apreensão em endereços dos investigados, que além dos juízes e do empresário, há também um advogado e mais outras duas pessoas, que não terão os nomes revelados.

Entretanto, a ação foi frustrada devido a um vazamento de informação. O caso foi parar nas esferas superiores da Justiça. Com isso, o afastamento do cargo de juiz foi pedido para impedir que Farina e Gutmann utilizassem da função para atrapalhar a coleta de provas. Vale ressaltar, que Farina é o diretor do Fórum, ou seja, o juiz responsável pela gestão administrativa da instituição na Serra.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

5 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

6 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás