Categories: Notícias

Jovem de Nova Almeida ‘poca’ no Enem

por Ayanne Karoline

Jefrey no Pico da Bandeira: Vida dedicada à leitura e aprendizado. Foto: Reprodução Facebook

Na última semana, mais de oito milhões de estudantes receberam suas notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, poucos deles tiveram o privilégio de ‘pocar’ na prova. Foi o que aconteceu com o morador de Nova Almeida, Jefrey Sobreira Santos, de 18 anos.

Ao consultar o resultado, o jovem, que concluiu o ensino médio em 2014 numa escola pública de Vitória, se deparou com a nota 920 na redação e média 700 nas objetivas. Surpreso e feliz, Jefrey comemora a possibilidade real de conseguir uma bolsa de estudos para cursar o ensino superior com 100% de gratuidade.

Ele conta que teve tranquilidade para discutir o tema da redação – Publicidade Infantil em questão no Brasil –, mesmo o assunto não sendo destaque na mídia ultimamente. “Não foi muito abordado recentemente, mas é fruto de uma discussão intensa na sociedade há alguns anos”, avalia.

Apostando em uma boa ortografia e coerência de ideias, o serrano também utilizou dados e citações, inclusive de sua religião. Ele é evangélico e usou dois livros de autores adventistas como base para seu texto: Nos Bastidores da Mídia, de Michelson Borges e Como formar filhos vencedores, de Nancy Van Pelt. “Tentei argumentar e expor o tema com tudo o que eu já havia lido sobre o assunto”, conta.

Herança

Jefrey com seu pai e incentivador Márcio Machado. Foto: Elbert Santos

Aplicado e comprometido, sua paixão pela leitura começou cedo, já que o pai é escritor. “Com nove anos participei de um dos livros de poesia do meu pai, o que voltou a acontecer quando tinha 11 anos”, se orgulha.

Mesmo contando com uma “forcinha” da genética, já que além do pai escritor Jefrey tem mãe professora, nunca abriu mão de ler e acompanhar noticiários na TV. “Ele sempre foi esforçado e procurava aprender o tempo todo. O hábito de ler criou nele uma facilidade de desenvolver bons textos”, avalia o pai, Márcio Machado.

Futuro

Com uma nota alta no ENEM, o jovem aguarda a abertura das inscrições do Prouni, que deve acontecer na próxima semana, para tentar uma bolsa de estudos para Engenharia da Computação.

É um sonho de criança de um menino que, com 10 anos, já aprendia a linguagem complexa de sistemas e hoje,  com 18, trabalha como programador.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

4 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

4 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

4 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

7 horas atrás