Política

Jornal diz que policiais militares capixabas se mobilizam para ato pró-Bolsonaro

Secretário de segurança do ES e que também é coronel da corporação, Alexandre Ramalho, diz que não há ameaças à democracia por parte da PMES. Foto: Divulgação/PMES

Reportagem publicada ontem (24) pelo jornal Estado de São Paulo (Estadão) traz a informação de que alguns policiais militares do Espírito Santo estariam se mobilizando para participarem do ato pró- Bolsonaro no próximo dia 07 de setembro, que dentre as pautas, questiona a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro e pede fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a reportagem assinada pelo jornalista Vinicius Valfré, alguns policiais militares da ativa de pelo menos seis estados estariam articulando participação no ato. A situação preocupa diversas autoridades do país, especialmente após, no último final de semana, o coronel da PM de São Paulo Alexander Lacerda ter publicado em redes sociais convocação para o ato, além de criticar o governador paulista João Dória (PSDB) e o STF.

Até então Lacerda era Comandante de Policiamento do Interior 7, tendo sob sua responsabilidade uma tropa de 5 mil homens. Na última segunda-feira (23) o coronel foi exonerado do cargo. João Dória vem alertando nos últimos dias os governadores de outros estados sobre o crescimento de movimentos autoritários no seio das polícias militares.

Situação capixaba 

Tempo Novo perguntou à PMES e o Governo Estadual como está o monitoramento dos policiais capixabas que, conforme o jornal Estadão, estariam se mobilizando para o protesto.

Em nota enviada ao Tempo Novo às 12h e 15 desta quarta-feira (24), a PMES disse que as inteligências de todo o sistema de Segurança Pública do Espírito Santo acompanham e monitoram situações que possam prejudicar o bom andamento da democracia.

“Não temos nenhum indício dessa natureza, até o momento. Sobre manifestações por parte de militares, não temos dados compilados, mas ressaltamos que a Polícia Militar é um órgão de Estado, com atuação prevista nas constituições Federal e Estadual.  Ambas as legislações não permitem ao militar da ativa ser filiado a partido político, bem como exercer atividade político-partidária. Também ao militar, como está previsto no Estatuto do Militares Estaduais e no Código de Ética e Disciplina dos Militares Estaduais, é vedada a manifestação coletiva e política e o desrespeito à autoridade militar e civil”, acrescenta a PMES na nota.

Um pouco antes, na manhã desta quarta-feira (24), o jornal A Gazeta publicou declaração do secretário de Segurança do ES, que é Policial Militar, o coronel Alexandre Ofranti Ramalho. Na publicação o secretário afirma que não há risco à democracia por parte da PMES e que o setor de inteligência da instituição está acompanhando a situação.

Ilegal

A lei proíbe a participação de policiais militares e agentes das Forças Armadas em atos políticos-partidários. A Constituição também proíbe a participação de qualquer pessoa em atos que atentem contra as instituições republicanas, como por exemplo, pedir o fechamento do STF.

Histórico

Há poco mais de quatro anos um ato de insubordinação por parte de membros da Polícia Militar do ES ganhou repercussão internacional: a greve de fevereiro de 2017. Na ocasião a PMEs ficou três semanas sem trabalhar e o Espírito Santo viveu o caos. Foram 213 assassinatos no período, dezenas de lojas saqueadas e um prejuízo financeiro ao comércio estimado em R$ 180 milhões, segundo a Fecomércio.

O movimento da PM capixaba quase se espalhou pelas Polícias Militares do restante do país na época. E na ocasião com apoio do então deputado federal Jair Bolsonaro, hoje presidente da República e principal incentivador do ato do próximo dia 07 que atenta contra a Constituição e as instituições democráticas.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

3 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

8 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

8 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás