Meio Ambiente

Jiboia chama atenção em Manguinhos ao passear pela ‘rua da Corujinha’ | Veja vídeo

Manguinhos tem se tornado um palco a céu aberto para aparição de animais selvagens na Serra. Há cerca de 15 dias, os moradores se depararam com um jacaré do papo amarelo passeando no meio da rua. Já no início da tarde desta segunda-feira (23) a visita foi de uma cobra – uma jiboia adulta.

O animal apareceu no mesmo local do jacaré, na rua conhecida pelos locais da região, como rua da Corujinha. Quem conta é o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, que disse que a serpente apareceu na rua da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)e tem em torno de dois metros. “Ali perto tem uma lagoa, conhecida como Recanto dos Profetas. Todos aqui na comunidade têm um cuidado muito grande com os animais que aparecem. Preservamos. A serpente não foi incomodada, ela estava dando uma volta e os moradores somente apreciaram sua passagem e filmarem. Ninguém tocou na cobra”, destaca.

De acordo com Guilherme não é incomum este tipo de animal aparecer no balneário já que o local possui extensa área de floresta urbana preservada.

“É comum aparecer muitos bichos da fauna. Macaco, jacaré, raposa, cachorro do mato, cobras. Já encontramos até veadinhos há algum tempo. Temos muita arborização em Manguinhos e pequenas florestas urbanas, um dos últimos refúgios para estes bichos em meio a tanta urbanização. É bem comum e constante aparecer animais silvestres e a comunidade costuma ter um respeito muito grande por eles”, conta.

Segundo o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Ele disse também que o animal está aparentemente bem saudável e é adulto. “Esta matinha que tem do lado da AABB é uma reservinha muito importante que a gente tem nesta região aí. Tem um brejo bacana, um riozinho que anda bem poluído, mas é uma reservinha, principalmente, importante para anfíbios e répteis. Eu passo muito por ali, e já peguei cobra e joguei pra dentro do mato, jararacaquinha, que é venenosa, inclusive. Já peguei ouriço, gambazinho. Já encontrei bichinhos bem interessantes tudo por conta dessa reservinha aí. A preocupação é saber que a especulação imobiliária é forte e ai ficam os bichos, a estrada, o clube, casas e Manguinhos. Ou seja, os animais estão em maus lençois. Essa jiboia, não é nova, da ninhada dela que normalmente são dezenas, se vacilar só sobrou ela. Fica a preocupação pela sobrevivência, pela preservação, que a gente tem que ser incansável nisso!”.

Serviço:

Fiscalização Ambiental da Serra

Telefone: 99951-2321/ 0800 283 9780

E-mail: dfa.semma@serra.es.gov.br

Cetas – Centro de Triagem de Animais

Telefone: 27 3241-8374

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

12 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

14 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

18 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

20 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

22 horas atrás