Categories: Notícias

Jejuns, orações e abstemia de álcool durante a Quaresma

 

Luiz Paulo, de Enseada de Jacaraípe, corta a bebida e o consumo de carne. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Depois da farra do Carnaval, que se encerra na Quarta-feira de Cinzas, começa a Quaresma, que segue até a Semana Santa. Na tradição cristã o período representa os quarenta dias de provações que Jesus Cristo enfrentou no deserto e que antecederam sua morte e ressurreição.

Mesmo com as aceleradas mudanças sociais, há ainda quem guarde os hábitos da Quaresma passados de geração para geração, como o ato de jejuar, não comer certos tipos de alimentos, não consumir bebidas alcoólicas, além de aumentar a frequência das orações.   

Caso da moradora de Laranjeiras, Creuza Caetano de Almeida. “Na Quaresma reduzo a quantidade de comida em respeito a quem não tem o que comer e procuro o silêncio para me dedicar mais a orações. A TV, por exemplo, quase não é ligada nesta época. E acompanho todas as atividades na igreja como vias Sacras e missas”, salienta.

De Morada de Laranjeiras, Maria Elisa Ferreira Santos de Carvalho, abre mão de algo que gosta muito. “Todo ano, retiro nestes 40 dias algo que gosto muito. Já retirei amendoim, refrigerante. Este ano será chocolate e ficarei até a Páscoa sem comer. E essa é uma época de muita reflexão, de repensar nas suas atitudes, refletir sobre o sacrifício de Jesus e oferecer algum sacrifício a ele”, disse.

Para Luiz Paulo Costa Giuberti, de Enseada de Jacaraípe, o sacrifício se estende até abril, na Festa da Penha, padroeira do Estado. “Fico toda a Quaresma sem consumir álcool e comer qualquer tipo de carne, porque é uma forma de lembrar e partilhar o sofrimento de Jesus. Já têm uns 20 anos que faço isso e há uns cinco estico este jejum até a Romaria dos Homens. Já minha esposa fica quarta e sexta sem comer carne e não ouve música durante os quarenta dias. Também acompanhamos as missas”, explica.

De Laranjeiras, Izabel Bittencourt, abre mão da carne vermelha. “Fico toda a Quaresma sem comer carne vermelha e intensifico minhas orações. Esse é um período para repensar em tudo e carregarmos nossa cruz, assim como Cristo fez”, observa.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás