Pronto Flagrei

Jararacuçu-do-brejo, cobra rara no Estado, aparece em casa de moradores da Serra

A jararacuçu-do-brejo, cobra rara no Espírito Santo apareceu dentro de quintal de casa em Costa Bela, na Serra. Crédito: Divulgação

Considerada serpente rara no Espírito Santo, uma jararacuçu-do-brejo foi encontrada por moradores no quintal de uma casa da Serra. O registro foi feito na manhã desta segunda-feira (15) em Costa Bela e deixou o bairro apreensivo. Porém, a cobra não é peçonhenta e pode chegar aos dois metros de comprimento.

A liderança comunitária do bairro, Daniele Curty, enviou fotos do animal silvestre ao Pronto, Flagrei, do Jornal Tempo Novo. “Os moradores avistaram essa hoje cedo, mas apenas fotografaram e deixaram ela ir embora. Aqui no bairro a gente encontra animais silvestres todos os dias”, disse.

Para conhecer um pouco mais sobre a serpente da espécie Palusophis bifossatus encontrada, o Pronto, Flagrei conversou com o biólogo Cláudio Santiago. De acordo com o especialista, a cobra jararacuçu-do-brejo é inofensiva e muito rara no Espírito Santo. Santiago ficou encantando com o registro do animal na Serra e deu dicas aos moradores.

“Essa cobra é muito interessante e relativamente rara no Espírito Santo. É inofensiva, não tem veneno e não é agressiva. Ela fica enorme, quase dois metros. Esse registro é muito importante para o Estado. Apesar do nome popular, ela não é venenosa”, ressaltou.

Ainda de acordo com o biólogo, a serpente também é conhecida como cobra-nova. “É uma serpente que se alimenta-se de anfíbios, aves, lagartos e roedores. Aparece muito do centro para o sul do Brasil. Tamanho médio 1,8 metro a 2 metros”, explicou.

Além da cobra, Bugio se exibe em Costa Bela, na Serra

Os bichos estão à solta no bairro Costa Bela, na Serra. Neste domingo (14), um macaco da espécie Bugio foi flagrado se exibindo aos moradores da comunidade – que recebe a visita ilustre de animais silvestres constantemente. O flagra foi enviado ao Pronto, Flagrei pela líder comunitária Daniele Curty.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores de Costa Bela, o Bugio estava na mata, próximo a residências, se alimentando em árvores. “Aqui é o habitat natural deles; aparecem muito para gente. Eles têm um rugido alto que assusta, na maioria das vezes, mas os moradores são sempre instruídos para deixarem eles à vontade”, disse.

O Bugio é um primata de maior porte que, muitas vezes, pode chegar até a 10 quilos. Infelizmente, o animal está ameaçado de extinção. Os motivos do triste dado são a destruição de seu habitat, caça e também pela epidemia de febre amarela que ocorreu entre 2016 e 2018.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

11 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

16 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

16 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

17 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

2 dias atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

2 dias atrás