Opinião do Leitor

Janeiro Branco: sua saúde mental está nas metas para 2022?

Kamila Segrini é psicóloga e, neste artigo de opinião, alerta sobre os cuidados com a saúde mental, principalmente, neste momento de pandemia. Foto: Divulgação

Janeiro representa recomeço, início de ciclos, novas oportunidades, planejamento, criação e revisão de metas. Dentro dessa perspectiva, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo despertar um olhar para os cuidados com a Saúde Mental/ Emocional.

É preciso que as pessoas entendam que a mente e seus processos precisam ser tratados assim como as dores físicas. Manter a saúde dos pensamentos e o conhecimento sobre nossas emoções significa ter uma vida mais equilibrada.

O cenário que atravessamos está marcado por enfrentamentos e desafios diários.  Para a maioria das pessoas, o isolamento social imposto pela pandemia, permitiu um mergulho para dentro de si, nunca feito antes pela rotina corrida. Isso proporcionou um contato maior com as emoções e sentimentos.

Não foi por acaso que o número de busca por atendimento psicológico aumentou significativamente, tendo como principais causas a ansiedade, estresses, crises de pânico e depressão. E como lidar com isso?

A ajuda de um profissional é de extrema importância para que as emoções (muitas vezes ainda desconhecidas) sejam entendidas, organizadas e sentidas de forma saudável. É preciso buscar os gatilhos para cada sentimento, que podem ser provenientes de traumas. E o que são traumas?

São todos os acontecimentos ao longo da vida que nos deixam marcas e nos paralisam de alguma forma. A boa notícia é que nosso cérebro é capaz de ressignificar grande parte e tornar esses acontecimentos mais adaptativos para a vida. Mas é preciso engajamento no processo de terapia.

O texto é de autoria da psicóloga clínica Kamila Segrini (CRP: 16/5524). 

Instagram: @kamilasegrinipsi
WhastApp: 27 99818-3947

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás