Categories: Economia

Jacuhy é polo que atrai industrias no Contorno

 

O Polo Jacuhy fica próximo à divisa com Cariacica e perto do futuro traçado do Contorno Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Além dos polos industriais formalizados, a Serra possui áreas onde a concentração de empreendimento vai dando forma a novos polos. E uma delas é a antiga fazenda Jacuhy, região localizada entre o polo Piracema e a divisa com Cariacica, às margens da rodovia do Contorno.

A região já concentra uma série de empresas que atuam no setor de rochas ornamentais, metalurgia, construção civil e logística. De acordo com a assessoria da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, sete empresas estão instaladas na região, além do condomínio residencial Jacuhy.

Uma dessas empresas, a Unibrás, que hoje presta serviços na área de siderurgia e gera cinco empregos diretos e dois indiretos,levou suas operações de vez para o Jacuhy.

O supervisor administrativo da empresa, Daniel Diniz, diz que já houve mudanças que valorizaram o local. “Há uns oito anos tivemos a oportunidade de adquirir o terreno e em 2012 trouxemos toda a operação do Civit I para cá. Na época o Contorno não estava bem estruturado como hoje, que foi valorizado. A presença do entreposto da Zona Franca de Manaus em Cariacica, próximo à divisa, deve valorizar ainda mais o local”, aposta.

Outra empresa é a Ureserra, que trabalha com reaproveitamento de entulho da construção civil, e gera cerca de 40 empregos indiretos. A diretora administrativa da empresa, Camilla Mol, destaca que a localização foi um dos atrativos para a instalação da empresa.

“A empresa opera desde 2014 com gerenciamento. Escolhemos o lugar estrategicamente por estar entre Vitória, Serra e Cariacica; o trânsito é rápido; e porque o número concentrado de empresas ajuda a dar segurança. Recebemos entulhos de demolições, processamos e retornamos ao mercado com brita e outros materiais de construção. Por conta deste tipo de trabalho, não é possível mensurar o número de empregos indiretos que é gerado. Temos 20 parceiros de empresas pequenas e algumas grandes”, salienta.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou queem 2017, as empresas da região contribuíram com R$830 mil de Imposto Sobre Serviços (ISS). Em 2016, as empresas da região contribuíram para a formação do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de ICMS com o total de R$ 920 mil.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás