Notícias

Jacarés invadem casa e moradores ficam apavorados na Serra

Os jacarés invadiram uma residência no bairro da Serra. Crédito: Divulgação

Uma residência de Manguinhos, na Serra, recebeu visitas inesperadas nesta semana. Trata-se de dois jacarés que entraram no quintal da casa durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. O caso aconteceu na última terça-feira (20) e deixou os moradores assustados.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, os animais entraram na casa por meio de alguns espaços do portão da frente. Foram dois filhotes/jovens da espécie jacaré-de-papo-amarelo.

“Eles não eram muito grandes, tinham no máximo uns 80 centímetros. Conseguiram entrar na casa pelo portão da frente durante as fortes chuvas. Os moradores me acionaram e eu acionei a Prefeitura da Serra para fazer o recolhimento dos animais”, detalhou Guilherme.

Dentro da residência, os jacarés aparentavam estar assustados e se esconderam em um espaço pequeno.

O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.

Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”.

O biólogo Cláudio Santiago também conversou com o TEMPO NOVO e reforçou que o jacaré-de-papo-amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

7 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

12 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

12 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

13 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás