Categories: Notícias

Jacaraípe terá ato contra intolerância religiosa

A iniciativa são dos representantes das religiões afro-brasileiras. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

 Neste domingo (24), às 9h, acontece uma manifestação em Jacaraípe contra a intolerância religiosa. O manifesto faz alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que foi comemorado na última quinta (21) e vai reunir representantes Candomblé, Umbanda, Quimbanda e outras religiões.

O evento denominado 2ª Corrente das Nações é um ato pacífico e acontece pela 2ª vez em Jacaraípe.

“O objetivo é pedir respeito, dar um basta à intolerância religiosa. Somos contra toda forma de intolerância, mas sabemos que as de matriz africana são as que mais sofrem, por isso decidimos nos reunir para pedir paz”, conta Papa Jerdam de Matamba, um dos organizadores do manifesto.

O convite da manifestação se estendeu a líderes de outras vertentes religiosas.

“Convidamos pessoas das igrejas católica, evangélicas, mas ainda não tivemos confirmação. Teremos um cantor gospel renomado que já foi do candomblé e hoje é evangélico que vai participar falando sobre a importância do respeito e cantando seus hinos”, diz Jerdam.

No local, cantigas religiosas, rodas de tambor e muita conversa sobre o tema.

“Queremos unir as religiões. Este não é só um manifesto, mas também um encontro, pedindo paz, contra o fanatismo”, frisa.

 

Dia nacional

O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa foi instituído em 2007 depois da morte da sacerdotisa do candomblé Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda. Dois meses depois ter a casa e o terreiro invadidos por grupos de outra religião em Salvador – BA, o marido agredido e ser chamada de charlatã no jornal impresso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), a  religiosa morreu em decorrência de um infarto.

Atualmente, o dia é uma oportunidade para atentar sobre a necessidade de se respeitar a diversidade religiosa e, assim, reduzir os casos de crimes de ódio no País.

Crescimento

As denúncias de intolerância religiosa cresceram 70% no país ano passado. Segundo o Portal Brasil, em 2015 o Disque Direitos Humanos recebeu 252 denúncias relacionadas à discriminação religiosa, enquanto em 2014 foram 149 a menos. Para denunciar discriminação relacionada à religião, o cidadão deve acionar os Direitos Humanos através do Disque 100.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás