Categories: Meio Ambiente

Jacaraípe quase sem mangue após dragagem

O rio Jacaraípe na região de São Patrício: mangue sumiu das margens. Foto: Bruno Lyra

Antes rico de peixes, caranguejos e outros mariscos, os manguezais de Jacaraípe quase desapareceram com a dragagem feita pela prefeitura no rio que leva o nome do famoso balneário.

Tanto que os mangues hoje se restringem a pequenas faixas na margem direita do rio na região do bairro São Patrício. E o pior, com o aprofundamento da calha do rio por conta da dragagem, iniciada em 2014 e ainda inconclusa, esses trechos de manguezais já não conseguem ser inundados com a maré mais alta.

Isso é tipo um golpe final, a água nem chega ao mangue que sobrou. Mas já vêm de uns quinze anos que a poluição do rio acabou com goiamum, siri, caranguejo-uçá. Peixe ainda tem, mas diminuiu a variedade. “Agora se vê mais tainha, caçari (um tipo de bagre) e tilápia”, conta a ribeirinha Joana D’arc da Silva. Ela vive há mais de 30 anos na beira do rio.

Responsável pela dragagem do rio, a Prefeitura da Serra disse que irá recuperar os manguezais. Ou pelo menos parte deles, uma vez que muitas áreas de solo lamacento foram retiradas para o alargamento do rio e implantação de urbanização numa das margens.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, há 8,1 hectares de manguezais ainda existentes na região. A dragagem gerou a destruição de quase 6 hectares de matas e mangues na beira do rio e é esta área que o município pretende recuperar na região.

“O município está buscando autorização dos proprietários das áreas inseridas na Bacia Hidrográfica para recuperação. É importante destacar que em alguns trechos foi observado que está ocorrendo regeneração natural do Manguezal”, disse a assessoria em nota.

A prefeitura prometeu ainda recuperar outros 15 hectares em outro manguezal, na região da Rodovia do Contorno de Vitória. Para isso aguarda autorização do Estado. A medida é uma compensação pelos impactos da dragagem do rio Jacaraípe.         

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Veja Vídeo | Caminhão-tanque pega fogo em posto de gasolina

Um caminhão-tanque pegou fogo em um posto de gasolina na noite desta segunda-feira (6) no Jaçanã, zona norte de São…

5 minutos atrás

Mais de 400 alunos iniciam as aulas no pré-Enem gratuito da Serra no sábado

Mais de 400 alunos começarão a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Serra. Neste sábado…

5 minutos atrás

“Não podemos brincar com o futuro da Serra”, diz Weverson, pré-candidato de Vidigal

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

15 minutos atrás

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

50 minutos atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

51 minutos atrás

A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

54 minutos atrás