Categories: Política

MP aponta irregularidades na contratação de empresa na Serra

O Ministério Público apontou irregularidades na contratação de uma empresa para fazer serviço de sonorização em eventos da prefeitura da Serra.

Quem assina a decisão é a juíza Telmelita Guimarães, em ação movida pelo Ministério Público que acusa o ex-prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, de improbidade administrativa supostamente praticada em 2010 quando foi prefeito da Serra pela terceira vez.

O MP-ES aponta irregularidades na contratação de uma empresa para fazer serviço de sonorização em eventos da prefeitura da Serra. De acordo com o órgão, houve despesa em duplicidade, uma vez que teriam sido feitas duas licitações para a mesmo finalidade. O órgão também acusa direcionamento de licitação para beneficiar a empresa.

Estes atos teriam causado dano ao erário público e caracterizado improbidade administrativa. Como as supostas irregularidades foram cometidas em 2010, a defesa dos requeridos pediram a prescrição da ação, que não foi acatada pela Justiça, e portanto, Vidigal terá que responder judicialmente.

A reportagem procurou Vidigal para se pronunciar. Em nota, a defesa do ex-prefeito disse que acredita que a ação não vai prosperar.

“O processo foi instaurado lastreando a fundamentação em processo que tramitou perante o Tribunal de Contas, no qual já houve julgamento de mérito reconhecendo a ilegitimidade do Sr. Antônio Sérgio Alves Vidigal, além do afastamento dos indicativos de irregularidade, com respectivo trânsito em julgado. Assim, conforme já evidenciado pela defesa e será confirmado ao fim da instrução processual não prospera a tentativa de responsabilização por ato de improbidade administrativa’, disse.

Em março, Vidigal também virou réu por supostas irregularidades em compra de terreno

O fato ocorreu no dia 05 de março,quando a juíza Telmelita Guimaraes aceitou uma denúncia de autoria do Ministério Público do ES que acusa o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) de Improbidade Administrativa.

O caso é datado de 2009, quando o deputado ocupava o cargo de prefeito da Serra.
O órgão questiona a desapropriação de um terreno, localizado em Jardim Tropical, no valor de R$ 1,8 milhão, destinado a construção de uma escola. O MP argumenta que esse valor pago estaria acima do mercado, já que três anos antes o mesmo terreno teria sido avaliado pela prefeitura em R$ 338 mil, a título de cobrança de ITBI, ou seja, uma valorização de 532% em apenas três anos.

De acordo com a ação movida pelo Ministério Público, o pagamento do terreno, que era de propriedade da empresa Marca Ambiental, foi pago com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o que é vedado pela legislação.

Para a reportagem, na época Vidigal se defendeu dizendo que o recebimento da ação de improbidade pela Justiça não se aprofundou na análise das provas apresentadas na defesa prévia e que o Tribunal de Contas não teria verificado irregularidade.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás