Categories: Economia

IPVA, IPTU e escola: dá para vencer o fantasma das contas

O contador Anderson diz que é preciso priorizar as contas com juros mais altos e que ter uma planilha é fundamental para não se enrolar. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

O início do ano é um período difícil para as finanças das famílias. Gastos com fim de ano, férias, carnaval e chegam as contas: material escolar, IPTU, e IPVA. E para não se enrolar, é preciso se planejar.

A professora Gilsimery Maria Silva, de Barcelona, vive de contratos temporários e não tem salário em janeiro, mas aprendeu a se virar.

“Guardo o décimo terceiro e sou representante de vendas de água mineral. Sem a economia e a renda extra, não pagaria todas as contas”, aponta.

O empresário Jean Soares, de Colina de Laranjeiras, dá sua receita.

“Lá em casa somos autônomos, sem renda fixa. Então faço planilha, corto os excessos e ponho parte do dinheiro na poupança. Contas como IPTU pago à vista para ter desconto. Já o material escolar, divido no cartão sem juros. O importante é não comprometer 100% da renda com as contas diárias”, diz.

O contador Anderson Mendonça, de Morada de Laranjeiras, não se aperta e aconselha. “Recomendo fazer uma planilha de controle de gastos sempre atualizada para eleger as prioridades. Pagar à vista para ter desconto é o ideal, mas se não der, priorize as contas com juros mais altos. Se tiver que optar pelo IPTU ou IPVA, pague o IPVA para não ficar sem transporte”, relata.

Para o economista Pedro Henrique Trindade de Souza, planejamento e organização são essenciais. “É preciso planejar para não sofrer nessa época e se organizar; controlar os gastos com o cartão de crédito no fim do ano e nas férias; e poupar recurso para essas despesas. O ideal é fazer os pagamentos em cota única para conseguir descontos”, explica.

“E para quem não se organizou o melhor caminho é quitar a dívida que gera mais juros, como cartão ou cheque especial. Também é preciso evitar fazer uma dívida para quitar outra. E fazer o planejamento no final do ano ou no início”, conclui Pedro.

Impostos começam a vencer em março

O pagamento do IPVA começa em março, de acordo com os números finais da placa do veículo. À vista é dado desconto de 5%, mas é possível parcelar em quatro vezes. Os boletos estão disponíveis no site do Detran ou da Secretaria de Estado da Fazenda e não irá pelos correios.

Já o IPTU da Serra pode ser pago em cota única no dia 12 de abril com 10% de desconto, ou parcelado em seis vezes, com a 1ª parcela no mesmo dia. Os carnês serão distribuídos na primeira quinzena de fevereiro, mas os boletos já podem ser pegos no portal da prefeitura.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás