Categories: Política

Investimento privado no município depende de acordo com vereadores

 

Audifax afirmou que não há previsão de vereadores no Conselho Gestor. Foto: Divulgação PMS / Jansen Lube

Conceição Nascimento 

A Lei das PPP’s, que regulariza o Programa das Parcerias Público-Privada na Serra, em busca de investimentos privados no município, deve estar na Câmara para apreciação dos vereadores no próximo dia 24. Até lá, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) segue negociando o projeto com os parlamentares já que muitos ainda se mostram inseguros para votar e outros apontam críticas. Entre os pedidos dos vereadores está a participação de um membro da Câmara no Conselho Gestor das PPP’s e a mudança no projeto para que cada PPP seja feito por Projeto de Lei, ao invés de decreto.

O líder do governo na Câmara, Guto Lorenzoni (PP) explicou a estratégia para conduzir a discussão no Legislativo. 

“Trabalhamos para o projeto ser votado e aprovado a partir do dia 24. Uma das propostas da Câmara é a presença de um representante da Casa no Conselho Gestor. Mas é necessário aprovar o projeto de maneira que o prefeito tenha condições de realizar os estudos para executar, e não aprovar cada PPP a ser instituída. Podemos passar esse papel para o Executivo”, disse Guto. 

O vereador Nacib Haddad (PDT) se diz favorável à ideia, mas defende mudanças no projeto. “O projeto autoriza o prefeito a realizar qualquer tipo de PPP, e nós entendemos que deve ser feito por etapas. A experiência da Cesan não está sendo boa. Sou favorável até por ser a única solução, mas os critérios podem ser perigosos”, disse.

O vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) defende a participação da Câmara no Conselho Gestor e faz críticas a atual PPP da Cesan. “Na época fiz alguns questionamentos, e hoje o resultado é que não temos o tratamento de esgoto e limpeza na lagoa, Agora querem PPP pra tudo, até pra iluminação pública e recolhimento de lixo. PPP é uma concessão e quem entra pra fazer quer ganhar. Quando não ganham com o modelo, abandonam a obra e vão embora”, resumiu.

Sobre a inclusão de vereadores no conselho gestor, a assessoria do prefeito Audifax Barcelos explicou que as legislações sobre PPP não preveem a participação do Legislativo. “A Lei nacional 11079-04, prevê a participação apenas do Executivo. Igualmente a Lei 492-ES, a 8538-Vitória, Vila Velha, Cariacica, enfim todos os municípios que vimos seguiram nesta linha. Mas de qualquer forma estamos avaliando juridicamente essa possibilidade.”

Sobre acatar sugestões dos vereadores, como a questão das PPP’s serem feitas por PL ao invés de decreto, a assessoria informou que todas as indicações apresentadas nas duas reuniões com os 23 parlamentares da Serra estão em análise pelas equipes técnica e jurídica.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás