Categories: Meio Ambiente

Invasão fecha manilhas e ES 010 pode desabar

Perigo. Imóvel foi erguido em área de inundação, onde havia mata Atlântica, e está atrapalhando o fluxo do córrego Laranjeiras. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Uma tragédia anunciada. É a situação provocada por uma invasão às margens da ES 010 em Portal de Manguinhos que acabou obstruindo parte das manilhas por onde fluem as águas do córrego Laranjeiras.

A invasão surgiu há cerca de um ano, com o desmate da mata ciliar que fica nos fundos da faculdade UCL, na altura do radar da ES 010, nas proximidades do antigo parque Yahoo. Para que uma casa fosse construída no local, os responsáveis fizeram um aterro entre as margens do córrego e o talude onde está a rodovia, obstruindo parte das manilhas.

A situação gerou um estrangulamento na passagem da água, que agora está fluindo com mais pressão, erodindo as encostas da pista.  De acordo com o Diretor de Projetos da UCL, o engenheiro Carlos Alberto Oliveira, quando chove forte o escoamento não é suficiente e a ES 010 acaba funcionando como uma barragem a uma grande lagoa formada pelas águas do córrego, cujas cabeceiras ficam quilômetros acima, na região do Parque da Cidade.

Carlos disse que durante a tempestade que caiu em 30 de outubro de 2014 por pouco as águas do córrego não passaram por cima da pista e inundaram completamente a casa construída no local, desabrigando os moradores.

“Ali é uma área de preservação e de risco. Esse invasor que ali está pode ocasionar um grande problema para a Serra, já que a rodovia se comporta como uma represa. Já acionamos vários órgãos da prefeitura: Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Defesa Civil e simplesmente nada foi resolvido até agora”, reclama.

Carlos alertou que há rachaduras no asfalto do trecho citado. “Esses sinais começaram a surgir após a obstrução das manilhas”, conclui.

Prefeitura diz que vai remover imóvel

A assessoria de imprensa da prefeitura da Serra informou que a Secretaria de Habitação foi acionada para orientar a família, que deve desocupar o local. Disse que o Ministério Público Estadual também será acionado pelo município para acompanhar a situação. Afirmou ainda que uma equipe da prefeitura está avaliando a informação sobre a obstrução de parte das manilhas e apurando os demais detalhes do caso.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

4 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

9 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

9 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás