Categories: Meio Ambiente

Invasão destrói mata Atlântica em Carapebus

Devastação. Na última terça (29) os lotes estavam divididos e já havia duas casa de alvenaria erguidas no terreno. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Um pedaço de mata Atlântica foi devastado em Balneário de Carapebus num terreno que está sendo invadido. A ação começou há pouco mais de dois meses e pelo menos duas casas de alvenaria já foram erguidas no local, que já está todo fatiado em lotes separados por fitas plásticas sustentadas por troncos e galhos das árvores que foram mortas.

O terreno faz parte da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole e a mata retirada ajudava a proteger uma das nascentes de lagoa de Carapebus. Por triste ironia, fica às margens da Avenida Augusto Ruschi, que leva o nome do cientista capixaba nascido em Santa Teresa, homem que se tornou o patrono nacional da ecologia e referência mundial na luta pela preservação do meio ambiente.

A invasão fica na margem esquerda da avenida no sentido da praia, em frente à padaria Dois Irmãos e ao material de construção Velasco. Sob a condição do anonimato, um morador da região disse que a movimentação começou há pouco mais de dois meses.

“Esta ação fica ao lado de uma outra invasão iniciada há dois anos. Fico triste porque o local é uma zona de proteção ambiental, conforme consta no PDM (Plano Diretor Municipal) da cidade. E me revolta o descaso das autoridades”, completa.

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disse que nos dias 7 e 16 de outubro, equipes da Fiscalização Ambiental estiveram no local e removeram cercas que indicavam a ocupação irregular. Na ocasião, pessoas identificadas como responsáveis foram conduzidas para a Delegacia Regional da Serra.

A assessoria disse ainda que a área é particular e parte dela está inserida em uma zona de proteção ambiental. E acrescentou que o proprietário já está buscando judicialmente a reintegração de posse.

Responsável pela gestão da APA de Praia Mole, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos disse, através de sua assessoria, que vai se articular com a Prefeitura da Serra para tomar as providências cabíveis ao caso.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

11 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

13 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

18 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

19 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

21 horas atrás