Categories: Meio Ambiente

Invasão avança e destrói Área de Proteção Ambiental na Serra

Imagens mostram o crescimento da invasão. A primeira fotografia é de 2016 e a segunda é deste ano. Foto: Divulgação

Um problema antigo que continua sem solução. Trata-se da invasão em uma mata que fica às margens da rodovia Norte Sul, próximo a entrada de Colina de Laranjeiras, que está avançando mais a cada dia. A situação já foi alvo de diversas denúncias, inclusive uma foi enviada para o Ministério Público. Enquanto nada é feito, uma parte significativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném segue sendo devastada pelos invasores.

Antes de começar a crescer, a invasão contava com apenas uma chácara, mas os anos se passaram, e atualmente, já são diversas residências no espaço. A invasão fica localizada na margem direita da rodovia Norte Sul, sentido Laranjeiras a Barcelona, entre o prédio da Justiça Federal e o Posto Colina.

Imagem de satélite mostra como a invasão está avançando para dentro da APA. Foto: Divulgação/Google

Quem passa pelo local, acaba não percebendo, mas imagens de satélite mostram o crescimento da invasão. Apesar disso, a moradora de Colina de Laranjeiras, Raquel Lamas, acompanha a situação desde o início.“Eu e os moradores aqui de Colina estamos indignados. Há tempos observamos isso e nada foi feito. Acho um absurdo e também uma falta de respeito com a nossa área verde”, afirma.

Raquel ainda disse que no último final de semana, o espaço virou ponto até para festa. “Passei por lá no fim de semana e tinha vários carros. Estavam até fazendo um churrasco no local. Enquanto nada é feito, a invasão só cresce e desmata ainda mais a área”, reclama.

Já outro morador, que preferiu não se identificar, disse que o local tem até energia elétrica. “Eles têm energia e o esgoto é jogado em cursos d’água que caem diretamente na Lagoa Jacunem. Estão destruindo a área verde e plantando banana e outras árvores frutíferas. O mais interessante é que todos moradores lá possuem carros”, destaca o popular.

Prefeitura aciona Justiça para realizar a reintegração de posse

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra que informou por meio de nota que a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de fiscalização no local, em parceria com a Polícia Ambiental. Disse ainda já está tomando as medidas judiciais cabíveis para realizar a reintegração de posse.

Vale destacar que em 2018, a Prefeitura multou a EDP Espírito Santo por fazer ligação de energia elétrica nas residências dos moradores. A reportagem questionou o Município se a empresa responsável pela energia elétrica foi multada novamente, mas não obteve retorno.

EDP e Ministério Público não se pronunciam

A reportagem também acionou a EDP Espírito Santo e o Ministério Público, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

1 hora atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

3 horas atrás

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

20 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

21 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

22 horas atrás