Saúde

Intoxicação por medicamentos ocupa o 2º lugar no Centro de Assistência Toxicológica do ES

Em tempos de pandemia surge uma preocupação ainda maior com a automedicação, pois o uso irracional de medicamentos pode desencadear diversos problemas de saúde. Foto: Divulgação

Com a chegada do novo Coronavírus (Covid-19), houve um aumento significativo no uso de medicamentos sem eficácia comprovada para a prevenção ou no combate à doença. Muitas pessoas estão fazendo uso de medicamentos, sem embasamento científico, clínico e epidemiológico que sustente a eficácia ou o benefício do chamado tratamento precoce contra a Covid-19. Com exceção das vacinas anticovídicas, que teve o uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, as evidências científicas são de que não há medicamento que evite que pessoas fiquem doentes ao serem infectadas pelo novo Coronavírus.

Vale lembrar, que os riscos causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado de medicamentos foram lembrados, na última quarta-feira (05), com o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi escolhida para alertar a população e lembrar os danos para a saúde, como reações indesejadas, agravamento de doenças e intoxicações graves.

De acordo com a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf), Maria José Sartório, em tempos de pandemia surge uma preocupação ainda maior com a automedicação, pois o uso irracional de medicamentos pode desencadear diversos problemas de saúde, como intoxicações medicamentosas, reações alérgicas e até mesmo resistência bacteriana.

No Espírito Santo, conforme o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES) da Secretaria da Saúde (Sesa), os medicamentos ocupam o segundo lugar nos registros de exposição/intoxicação. Os acidentes com medicamentos são mais comuns em crianças, principalmente na faixa etária de um a quatro anos de idade. No ano de 2020, 80% dos acidentes por medicamentos foram registrados em crianças até nove anos de idade, sendo 13,4%, especificamente, relacionados ao momento da sua administração.

De acordo com a chefe do Núcleo de Prevenção e Atenção às Intoxicações da Sesa, Joanina Bicalho Valli, no CIATox-ES, para evitar casos de automedicação e intoxicação, “uma das orientações é manter os medicamentos guardados em local seguro, fora do alcance de crianças, como em armários trancados. Jamais guardar medicamentos vencidos também é um dos cuidados que devem ser adotados”, disse.

Medicamentos e saúde:

– Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de Reações Adversas a Medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;

– Evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;

– Utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;

– Descarte e armazenamento adequado: descarte os medicamentos em coletores próprios. Não utilize remédios vencidos e evite guardar em lugares quentes e úmidos;

– Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos. Procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.

Para evitar erros de administração do medicamento, é importante seguir cinco passos, clique aqui e confira.

Serviço:

Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES)

Atendimento telefônico: 0800 283 9904

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

12 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

13 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

13 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

14 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

15 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

16 horas atrás