Categories: Meio Ambiente

Inteligência humana pode ser  reduzida pela poluição do ar

Pó preto e gases como o enxofre vindos da siderurgia aumentam a poluição da Grande Vitória, além do trânsito, construção civil e outras fontes. Foto: Reprodução Facebook/SOS ES Ambiental

Estudo feito por pesquisadores chineses e norte americanos divulgado na última segunda-feira (27) aponta que a exposição contínua a poluição do ar pode reduzir a inteligência das pessoas. O trabalho sugere que respirar ar sujo ao longo da vida pode gerar muito mais danos do que os conhecidos problemas respiratórios, como danos ao processo cognitivo das pessoas e mudanças na química do cérebro, podendo culminar em depressão e Alzheimer.

Caso o estudo reflita a realidade, a notícia é especialmente preocupante para os moradores da Serra e demais cidades da Grande Vitória, alerta o neurologista. Isto porque, além dos já problemas de poluição do ar comuns a aglomerações de quase 2 milhões de habitantes de uma país subdesenvolvido – trânsito, construção civil, queimadas e falta de pavimentação de vias, a metrópole capixaba tem um dos maiores complexos siderúrgicos do mundo que emite toneladas de pó preto de minério e gases nocivos à saúde diariamente.

O estudo foi divulgado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciencies (PNAS) e repercutiu em jornais e sites de notícias de diversos países. E aconteceu na China, onde pesquisadores monitoraram cerca de 20 mil pessoas, de ambos os sexos e com idade acima de 10 anos, entre 2010 e 2014. Essas pessoas responderam questões padronizadas de matemática e reconhecimento de palavras.

A pesquisa constatou que altos níveis de poluição levaram a quedas significativas nos resultados de testes de linguagem e aritmética. Do grupo estudado, foram impactados com mais força homens mais velhos, de baixa escolaridade, que executam trabalhos braçais ar livre, estando portanto, mais expostos a poluição.

O estudo analisou a exposição dos participantes aos poluentes dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e partículas menores que 10 micrômetros de diâmetro. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás