Notícias

Institutos alertam para onda de frio intensa com o dia mais gelado da Serra nos últimos anos

Cidade deve registrar dia mais frio do ano nesta semana. Foto: Ana Paula Bonelli

A onda de frio intensa que está de aproximando de todo o território brasileiro vai fazer a Serra registrar um recorde histórico de frio nesta semana. Isso porque institutos capixabas de meteorologia estão prevendo que a cidade tenha uma temperatura mínima de 12°C nos próximos dias. Esse será o dia mais frio dos últimos anos.

De acordo com o Incaper, tendências iniciais apontam que uma massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), o que pode resultar na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que vão passar a soprar de sul/sudeste.

Além da massa de ar polar, o Estado enfrenta a passagem de uma nova frente fria. Isso vai fazer com que a Serra, por exemplo, tenha uma semana de quedas leves e bruscas na temperatura. De segunda (16) a quarta-feira (18), as temperaturas devem oscilar entre 19°C e 33°C.

Já na quinta-feira (19), haverá uma queda brusca de temperatura. A mínima vai cair de 19°C para 14°C. E na sexta-feira (20), é previsto o momento mais gelado dos últimos anos, onde a mínima pode chegar aos 12°C.

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou um pouco sobre os eventos climáticos que causarão esta marca histórica.

“Para esta semana, podemos esperar temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar. Na quinta-feira (19), é prevista uma queda acentuada das temperaturas mínimas, em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade, que se forma na ocasião da passagem da frente fria”, destacou.

Hugo Ramos ainda explicou que o mês de maio faz parte da transição entre o Verão e o Inverno.

“O mês de maio é o segundo mês de transição entre o Verão, quente e úmido, e o Inverno, frio e seco, que é quando a frequência de incursões de massas de ar de origem polar no território brasileiro aumenta e algumas dessas massas podem alcançar o Espírito Santo. Com as proximidades do Inverno, que oficialmente tem início no dia 21 de junho, as ocorrências de ar frio vão passar a ser mais comuns”, explicou o meteorologista.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

6 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

8 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

9 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

10 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

10 horas atrás