Instituto emite alerta para vendaval, fortes chuvas, alagamentos e queda de energia na Serra

Compartilhe:
Foto: Gabriel Almeida
Inmet emite alerta para fortes chuvas na Serra e em outras cidades da Grande Vitória. Foto: Gabriel Almeida

O mês de fevereiro começou com possibilidade de chuvas intensas e riscos de vendaval no Espírito Santo. Pelo menos é isso o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão publicou um alerta meteorológico para ocorrência de temporais em muitas cidades capixabas, inclusive, na Serra. Há possibilidade de chuvas intensas, vendaval, queda de galhos e árvores.

De acordo com o instituto, o aviso foi iniciado às 9h51 desta terça-feira (1°) e segue valendo até as 10 horas desta quarta-feira (2). Desta forma, nesse período, é necessário atenção devido às condições favoráveis para ocorrência de pancadas de chuva de moderadas a fortes.

Há risco potencial para chuva entre 30 e 60 mm/hora e 100 mm/dia; podem ocorrer também ventos intensos de 60 a 100 km/h; há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto dá dicas para os moradores:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Defesa Civil da Serra segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também