Instituto emite alerta de chuva intensa para Serra de até 100mm por dia

Compartilhe:
O alerta diz que pode chover na Serra, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além da cidade ter que enfrentar ventos intensos de 60 a 100 km/h. Foto: Redação TN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para a Serra nas próximas 24 horas. De acordo com o órgão o alerta vale desta quarta (29) a quinta (30) às 11 horas.

O alerta diz que pode chover na Serra, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além da cidade ter que enfrentar ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para mais de 60 municípios de todo o Espírito Santo.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e também que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O órgão também alerta para que a população, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

A previsão do Incaper, é que nesta quarta-feira, a presença do canal de umidade mantém o tempo instável no Espírito Santo com chuva no decorrer do dia em todas as regiões, sendo que ela vem na forma de pancadas com trovoadas, a partir da tarde.

Já na quinta (30), o tempo ficará instável no Espírito Santo, por conta da atuação do canal de umidade. Previsão de chuva ao longo do dia.

Na sexta (31), véspera de Ano Novo, o canal de umidade perde força no Espírito Santo. No entanto, a umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuva rápida entre a Grande Vitória e o litoral norte pela manhã, e avança de forma esparsa nas demais áreas do norte capixaba e nos trechos leste e norte da região Serrana ao longo do dia. Não chove nas demais áreas do Estado.

Em caso de emergências, o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil da Serra pelo telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

 

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também