Categories: Notícias

Instituto alerta para risco de mais chuva forte no ES

Previsão é de chuva para esta terça-feira. Foto: Gabriel Almeida

Pode chover forte nas cidades capixabas, incluindo a Serra, durante a tarde e noite desta terça-feira (28). O alerta é do Climatempo. De acordo com o instituto, apesar de a chuva ter dado uma pequena trégua em algumas regiões, a previsão aponta para várias pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia e algumas podem ser moderadas a fortes.

Segundo informações divulgadas pelo Climatempo, isso ocorre por causa da circulação de ventos sobre o Brasil que está mantendo nuvens carregadas sobre o Espírito Santo. Durante a última segunda-feira (27) choveu forte em vários municípios capixabas, menos na Serra, onde foram registradas pancadas fracas.

+ Ribanceira com risco de desabar tira o sono de moradores na Serra

A partir desta quarta-feira (29), as condições para chuva diminuem. Pancadas de chuva ainda poderão ocorrer em todas as regiões do estado, mas o tempo seco e o sol já devem predominar no norte do estado no decorrer da tarde.

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Espírito Santo no fim da semana e mantém as nuvens carregadas afastadas por alguns dias. Entre a quinta-feira e o sábado, 2 de fevereiro, o Espírito Santo terá dias de sol forte e calor, sem previsão de chuva.

ES pode ter novos problemas com chuva em fevereiro

Apesar disso, de acordo com o Climatempo, os capixabas ainda devem ter problemas com a chuva no mês de fevereiro. A previsão é de que a ZCAS (a Zona de Convergência do Atlântico Sul) se organize mais duas vezes em fevereiro: uma na primeira semana de fevereiro e outra no fim do mês.

Assim, no decorrer da próxima semana, as áreas de nuvens carregadas devem voltar a atuar sobre o Espírito Santo e há risco de novos eventos de chuva forte. Há risco de chuva forte também sobre a Grande Vitória, inclusive na Serra.

Como já choveu muito sobre o Espírito Santo, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar.

Defesa Civil da Serra

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

17 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

1 hora atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

2 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás