Categories: Arquivo

Inseticida especial contra o mosquito transmissor do zika na Serra

Até a última terça-feira (5) a Serra já havia registrado 75 notificações de suspeita de zika vírus. Foto: Divulgação

Oito carros fumacê estão sendo usados para combater o mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya na Serra.

Os carros adaptados com bombas para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado são usados para bloquear a transmissão das doenças e vão cobrir todos os bairros do município. Serão realizados cinco ciclos em cada bairro, com intervalos de três dias a partir da primeira aplicação. O primeiro ciclo foi finalizado no início desta semana e já contemplou todos os bairros. “Esta ação será intensificada até o dia o 30 deste mês. A ideia é matar o mosquito adulto. O carro faz o ciclo num bairro e de 3 a 5 dias retorna ao local. Matando o mosquito adulto, diminui a possibilidade de transmissão”, frisa a Superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal.

Um ato importante a ser seguido pelos moradores é que na hora em que o carro fumacê esteja passando pela sua rua, as janelas das residências fiquem abertas.

As ações acontecem em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sendo realizadas sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Os horários de atuação do veiculo fumacê são pela manhã de 3h30 às 7h30 e de 18 às 22 horas.

O UBV é uma ação de forma a complementar as atividades de combate ao mosquito no município e é utilizado para promover a rápida interrupção de transmissão das doenças. Ele tem este nome porque consiste na aplicação de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.

O município, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, vem intensificando as ações de combate aos focos do Aedes aegypti com mutirões em vários bairros do município. Nas últimas semanas os bairros que receberam ações de combate foram Pitanga, Central Carapina, Carapina Grande, Planalto Serrano, Mestre Álvaro, Nova Carapina I e II, além de Feu Rosa que contou com o apoio do exército.

Disque-Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) mantém os serviços do Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Veja no anexo abaixo quando o fumacê vai passar no seu bairro.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

3 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

14 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

16 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

21 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

23 horas atrás