Categories: Economia

Indústrias da Serra param por causa do caos na segurança

 

O setor metalmecânico é um dos pilares da indústria na Serra e está prejudicado. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Bruno Lyra

O colapso na segurança pública do Estado atingiu em cheio o coração econômico da mais industrializada cidade do Espírito Santo. Cerca de 80% das indústrias da Serra estão com as atividades totalmente paralisadas desde às 12h de segunda-feira (06) e o restante funciona com dificuldade. O prejuízo é de R$ 10 milhões por dia no município, o que deixa de gerar R$ 700 mil em impostos diários para a Prefeitura.

As informações são do vice presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli. A recomendação da entidade é que os empresários só retomem as atividades quando a situação de segurança estiver normalizada.

“Só estão funcionando as indústrias maiores que tem estrutura privada de segurança. Mesmo assim com dificuldade, pois nem todos os funcionários conseguiram chegar ao trabalho. Até mesmo as empresas que possuem transporte próprio enfrentam problemas, pois não podem pegar funcionários de casa em casa, mas em pontos específicos onde as pessoas não estão tendo segurança par ficar”, explica Zanotelli.

De acordo com o vice – presidente, o problema se estende as demais cidades da Grande Vitória, porém atinge mais a Serra por ser o município com maior quantidade de indústrias. Já no interior não há registro de prejuízo a atividade industrial, diferente do que ocorre com o comércio.

Zanotelli acrescentou que até as gigantes do complexo de Tubarão, Vale e ArcelorMittal, estão sendo impactadas. “As usinas não pararam, mas há dificuldade para a chegada de funcionários, inclusive das empreiteiras”, revela.

Por volta das 12h desta terça-feira (07), o vice presidente revelou que há expectativa de retorno da produção nas indústrias já amanhã (quarta-feira, 08) ou até quinta-feira (09), dependendo do evolução da sensação de segurança que a presença dos cerca de 1,2 mil homens da Força Nacional e Exército poderá proporcionar.      

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

4 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

5 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

17 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

19 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

24 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás