Categories: Economia

Indústria tem fôlego em setembro, mas segue em baixa em 2018

 

A produção industrial capixaba apresentou crescimento de 0,9% em setembro em comparação ao mês anterior (agosto). No Brasil, a produção retrocedeu -1,8% considerando o mesmo período. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O crescimento capixaba de setembro foi impulsionado pela Metalurgia (26%), Indústria de Transformação (10,6%). Também apontaram crescimento os Minerais Não-Metálicos (5,2%), Alimentos (1,0%) e Indústria Geral (0,9%). Só retrocederam a produção de Celulose (-0,2%) e Indústria Extrativa (-5,1%).

Apesar da alta em setembro, nos nove primeiros meses a produção industrial capixaba já acumula queda de – 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Se considerada a produção industrial em 2018 no ES até agora a queda acumulada é de – 2,7%. De acordo com dados do Ideies, a produção industrial capixaba vinha se recuperando de uma queda brusca  entre maio de 2015 e setembro de 2016, voltando a ter saldo positivo a partir de setembro de 2017, mas recuou novamente em 2018.

Em publicação o Ideies diz que “Embora a indústria capixaba tenha registrado um resultado positivo no mês de setembro, a postergação das reformas estruturais para o próximo governo reforça o cenário de indefinição da indústria nacional e capixaba”.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás