Categories: Economia

Indústria do ES ainda sofre com greve dos caminhoneiros

Clarice Poltronieri

O mês de junho não foi positivo para a indústria capixaba. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), a produção sofreu uma retração de -2,0% em junho enquanto no Brasil houve um crescimento de 13,1%. Segundo a publicação do instituto, esse foi o pior resultado mensal desde a crise internacional de 2008.

E se considerado o primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017, a perda na produção foi de -5,5%. Para o 1º vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, os números ainda refletem a greve dos caminhoneiros, que ocorreu no final de maio deste ano.

“A greve foi um divisor de águas em todo o país. A nível de economia, o estado vinha bem até a greve dos caminhoneiros. Em maio houve queda significativa de 5 a 12% em todos os setores. Em junho quase todos se recuperaram nos mesmos percentuais, mas a indústria ainda sofreu as consequências da greve”, aponta.

Em maio, a produção industrial capixaba também havia apresentado recuo de -2,5% e a brasileira de -11%, mas para Zanotelli, considerando todos os setores da economia, a expectativa é de melhora.

“O resultado final do semestre no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) ficou pouco positivo, com menos de 1% de crescimento. Mas temos um saldo positivo na geração de empregos com 4.567 no ES e a Serra ficou em primeiro com 1.842, superando outros municípios que vinham se destacando. E os setores que mais geraram postos foram metalurgia, química e metalmecânica. E temos uma visão otimista, de aumentar esse crescimento para 2% no segundo semestre. Até porque foram anunciados investimentos altos por Vale e Arcelor e as empresas, inclusive terceirizadas, já estão se mobilizando para trabalhar”, analisa. 

De acordo com o Ideies, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do estado no primeiro semestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017, o IBCR-ES cresceu 0,5%, impulsionado pelo comércio varejista ampliado, que cresceu 15,0% no período. Porém no mês de junho, o IBCR-ES reduziu em -2,0%.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

4 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás