Categories: Meio Ambiente

Incêndio no Mestre Álvaro pode voltar, alerta Governo

 

Difícil acesso: Bombeiro combate o fogo numa área de grande inclinação, enfrentando calor, seca e ventos fortes. Foto: Edson Reis

Bruno Lyra

Depois de muita luta do Corpo de Bombeiros e também de ativistas serranos voluntários, o incêndio na mata Atlântica do Mestre Álvaro foi controlado na última quarta-feira (18). Mas até o final da tarde de ontem (19) os militares continuavam monitorando o local para evitar que novas chamas se formem, já que ainda havia brasa em tocos de árvores.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a metragem da área afetada ainda estava sendo calculada. Foram queimados trechos de floresta e vegetação rupestre (sobre rochas) próximo à subestação de Furnas, entre Jardim Tropical e o Terminal Industrial Multimodal da Serra (TIMS). Segundo testemunhas, um raio caiu no local e teria provocado o incêndio. E essa é a causa provável, segundo a Sesp.

O incêndio começou no último dia 12 de maio. E a demora para o início do combate, foi criticada pelos ambientalistas serranos Rodrigo Roger do Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro (GPAMA) e Edson Reis do Grupo de Artes Mestre Álvaro (Gama).

“Com voluntários, começamos a combater o fogo na noite daquela quinta (12) e fomos até 2h da sexta (13). Ligávamos para o Ciodes, mas houve lentidão na resposta. Só no domingo (15) os bombeiros foram ao local do incêndio e o helicóptero com a bolsa d’água passou a ser usado. E esses esforços foram decisivos para o controle”, frisa Rodrigo Roger.

Já a assessoria da Sesp disse que o helicóptero não foi usado antes por conta das más condições do tempo. E ressaltou o esforço dos homens do Corpo de Bombeiros envolvidos no combate, cerca de 15 homens  a cada empreitada, por conta da dificuldade de acesso ao local e condições climáticas.

A Secretaria disse ainda que além do helicóptero, foram empregados um caminhão auto-tanque, um caminhão auto-bomba-tanque, duas pick-ups médias, uma viatura de atendimento pré-hospitalar, entre outros materiais e equipamentos. E ressaltou também a colaboração da equipe de voluntários.

Junto aos bombeiros trabalharam todos os dias, inclusive nos fins de semana, cerca de 20 voluntários ambientalistas do município.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

27 minutos atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

32 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

47 minutos atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

56 minutos atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

1 hora atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

1 hora atrás