Categories: Meio Ambiente

Incêndio devasta reserva da Jacuném e ameaça condomínio

Foco próximo ao Pró Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Foto; Bruno Lyra

Um incêndio de grandes proporções está devastando as matas da Área de Proteção Ambiental (Apa) Municipal da Lagoa Jacuném na tarde desta quarta (23). E ainda ameaça casas do condomínio Boulervard Lagoa, uma metalúrgica e o Kartódromo Internacional da Serra.

São vários focos entre o condomínio e as proximidades do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Tanto nas áreas de mata Atlântica quando na vegetação das áreas brejosas, ressecadas atualmente por conta da estiagem que castiga o Espírito Santo.

Por volta das 15h e 30 as chamas já tinham chegado ao muro do condomínio Boulevard Lagoa e estavam próximas a metalúrgica.  Até aquele momento, pelo menos nos pontos em que a reportagem conseguiu chegar,  não havia ninguém combatendo as chamas que se espalhavam rapidamente por causa do calor e do vento forte.

“Percebemos o incêndio por volta das 10h. Foi quando ligamos para o Corpo de Bombeiros, mas até agora (por volta das 15h e 20), nada. O medo é que possa se aproximar dos postes de iluminação, fiação e até as casas”, disse a moradora Flavio di Mano.

Por volta das 15h e 20 o incêndio já tinha chegado ao muro do Boulevard Lagoa. Foto: Bruno Lyra

“Moro aqui há dois meses e já é o terceiro incêndio. Mas não na proporção do de hoje, que é bem maior. Já tem cinco horas de incêndio, estamos muito preocupados”, relata outra moradora Vania Correa Neto.

Além do Boulevard, a fumaça está atingindo o bairro Feu Rosa, vizinho ao condomínio. E pode ser sentida em Laranjeiras II, São Diogo, São Geraldo.  É tanta fumaça que dá para ver até da Reta do Aeroporto para quem viaja no sentido Vitória x Serra.

Através da assessoria de imprensa, a Secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado e que está acompanhando a situação. É o que afirmou também o Coordenador de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Rafael Lorenzon Boni.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

32 minutos atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

35 minutos atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

1 hora atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

1 hora atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

1 hora atrás

Equipes capixabas se unem para ajudar gaúchos durante torneio de basquete na Serra

A campanha de solidariedade dos capixabas para ajudar o povo gaúcho, em razão das enchentes que assolam o Rio Grande…

2 horas atrás