Categories: Notícias

Imunidade vs. coronavírus | Leia na coluna Dicas da Nutri

Considerando o momento delicado que vivemos com a pandemia do coronavírus (COVID-19), gostaria de compartilhar algumas recomendações nutricionais importantes sobre a temática imunidade (e sua integridade).

Inicio esclarecendo que à curto prazo (agudamente), priorizar alguns alimentos e/ou iniciar suplementações objetivando o aumento da imunidade não faz sentido! Com isso, quero dizer que NÃO EXISTE COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS DE ALIMENTOS E/OU SUPLEMENTOS ALIMENTARES QUE “COMBATAM” OU “TE PROTEJAM” DO COVID-19. Portanto, se encher de suplementos como vitamina C, polivitamínicos, glutamina, entre outros – neste momento – NÃO AUMENTARÁ SUA IMUNIDADE, TAMPOUCO O PROTEGERÁ DO CORONAVÍRUS. São cuidados diários com a alimentação que garantem uma boa imunidade (e não “da noite para o dia”).

Diversos nutrientes, como as vitaminas A, C, D e E, selênio, zinco e ômega 3, desempenham funções na modulação da resposta imune. Desta maneira, a deficiência destes nutrientes pode acarretar disfunções imunológicas e aumento da suscetibilidade à viroses (como a gripe e o coronavírus, por exemplo). Neste sentido, alguns alimentos não podem ficar fora de sua alimentação pensando em imunidade (longo prazo), tais como alho, gengibre, verduras e legumes em geral, frutas (especialmente as cítricas como acerola, limão, laranja, etc.), oleaginosas, ovos, peixes, mel de abelha (rico em flavonoides e antioxidantes) e própolis.

Além disso, cuidar da saúde intestinal é fundamental (o intestino é a primeira barreira de proteção de nosso organismo). Invista na ingestão de fibras alimentares (verduras, legumes e frutas mantendo especialmente suas cascas e bagaços) e alimentos probióticos (kefir, kombucha e talvez suplementação).

Mais uma vez: não existe alimentos milagrosos (alimentos que, sozinhos, forneçam todos os nutrientes que você precisa), contudo, sabemos que incluir alimentos que aumentam a imunidade, como os listados acima, suas chances de ficar doente (por baixa imunidade) reduzirão consideravelmente!

Por fim, não se esqueça das medidas básicas de higiene (lavagem e assepsia das mãos, evitar aglomerações e contato físico, etc.), hidrate-se, faça suas refeições em casa e coma comida de verdade, não faça dietas restritivas (reduzem a imunidade), pratique exercícios físicos em casa ou ao ar livre e durma bem!

O BÁSICO FUNCIONA!

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

26 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás