Notícias

Idosa de 106 anos fica presa em casa por falta de acessibilidade em bairro da Serra

Dalva de Souza tem mais de 70 e é filha de Alzira que tem 107. Foto: Divulgação

Em Vista da Serra II, moradores da Travessa Braúna, estão passando sufoco, principalmente quem tem mais de 70 anos. É que há cerca de 7 meses, a Prefeitura da Serra iniciou uma obra de uma escadaria no local que é bem íngreme, mas não instalou rampas de acesso para facilitar a locomoção de idosos e cadeirantes.

A denúncia foi feita pelo advogado Ângelo Liuth que mora no bairro e foi procurado por uma família que pediu ajuda para resolver o problema. De acordo com Ângelo, a obra teve início neste ano, mas está parada.

“Não tem placa com informação de valores e prazos e não consegui informação em nenhum lugar para acompanhar o andamento da construção. Quem tem idade avançada está tendo dificuldade para sair de casa porque a obra não tem acessibilidade, não tem rampa. Só numa única residência, são três idosos que estão passando sufoco, principalmente com uma cadeirante idosa de mais de 100 anos”.

A idosa em questão é mãe de Dalva de Souza, que tem mais de 70 e é filha de Alzira que tem 107. Dalva contou que a mãe é acamada e para sair de casa faz uso de cadeira de rodas.

“Quando temos que levá-la ao médico é um sufoco. Se não tiver um vizinho para ajudar não conseguimos, por que ela não anda e tanto eu, quanto meu esposo, também temos uma idade avançada e não temos força para carregar ela. Sempre dependemos da boa vontade de alguém. Se tivesse uma rampa ao menos, já ajudaria”.

Esposo de Dalva, Geraldo da Silva, que tem 77 anos também reclama. “O ideal para todos nós é que tivéssemos uma rua e não uma escadaria. Somos idosos e temos nossas dificuldades de locomoção”.

A Prefeitura da Serra foi procurada e informou que a previsão de conclusão da obra é janeiro de 2022 e garantiu que a construção contará com acessibilidade.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

7 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

12 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

12 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

13 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás